Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge prepara função para deixar a navegação com menos distrações

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Julho de 2021 às 12h56

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Se você é usuário do Microsoft Edge e tem a mania de abrir várias abas ao mesmo tempo, é provável que em algum momento o navegador tenha reproduzido som ou músicas de repente, mas sem nenhum botão “play” ter sido apertado. Quando isso acontece, é porque o programa não conteve mídias com reprodução automática — o que geralmente é um problema (e pode render alguns sustos), especialmente quando há muitas guias abertas.

Felizmente, a Microsoft parece estar ciente dessas surpresas inconvenientes e trabalha em uma correção. No cronograma oficial de adições ao navegador, a empresa revelou que a versão 92 do Edge desativará por padrão a reprodução automática de mídias.

Continua após a publicidade

A dona do Edge fará isso utilizando uma configuração já presente no navegador, mas que atualmente permite a reprodução de conteúdo por padrão em qualquer site visitado. A opção pode ser encontrada na seção “Todas as Permissões”, nas configurações do programa. Se não for alterada, ela é colocada em “Permitir”, mas na versão 92 ela será ajustada para “Limite”.

Nessa outra condição, a mídia do site visitado só será reproduzida “dependendo de como você visitou a página e se você interagiu com a mídia no passado”, explica a descrição da opção. Para a Microsoft, a alteração deve ajudar a “manter a concentração enquanto você está online”.

O recurso nada mais faz que mudar a condição padrão da reprodução automática, coisa que outros navegadores já adotam como padrão. A função, inclusive, pode ser acionada na versão atual do app: você pode navegar manualmente no menu de configurações ou utilizar a barra de pesquisas para encontrar a opção rapidamente — basta pesquisar algo como “reprodução automática”, por exemplo.

É necessário recarregar as páginas abertas para que a mudança seja aplicada. Quanto à alteração de estado padrão, usuários de versões de testes do Edge (Canary e Dev) já devem estar recebendo a novidade por atualização (que pode ser buscada manualmente ao acessar a página "Sobre", na seção de "Ajuda e Comentários").

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft