Publicidade

Microsoft Edge 92 para Android chega para ser um marco na história do navegador

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Julho de 2021 às 14h01

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Não é de hoje que o Edge tem se destacado com recursos inovadores e uma experiência diferenciada. Desde que começou a usar o Chromium como base, a Microsoft busca igualar o seu navegador às funcionalidades do projeto do Google. Agora, finalmente isso foi alcançado no desktop e simultaneamente no Android, graças à unificação do código.

O Edge 92, lançado na semana passada para computadores tradicionais, traz uma reformulação fundamental para igualar o tratamento dado ao navegador na plataforma móvel. Até então, a versão estável do programa para Android estava travada na versão 77 do Chromium, o que obviamente o deixou para trás da concorrência na comparação com a mesma base.

Continua após a publicidade

A nova versão corrige isso e coloca o app de volta à briga entre os favoritos. A partir de agora, são esperadas melhorias em um ritmo muito mais rápido nos celulares. Para se ter uma ideia: só agora o Edge pode sincronizar guias abertas, senhas, histórico, favoritos e outras opções entre os dispositivos vinculados a uma conta Microsoft. Isso parece básico para quem usa o Chrome, mas era algo que o rival da Microsoft deixava a desejar.

Falando no rival, o Edge para Android passou a contar com uma ferramenta de captura de tela herdada dele. Ao navegar por páginas da web, dá para tocar no menu Compartilhar e fazer o print como preferir. Ele já pode ser remetido direto para outros dispositivos ou serviços do telefone.

Um navegador mais completo

Após as Coleções, o navegador permite a economia de dinheiro ao exibir cupons para compras em sites de comércio eletrônico. Você pode aplicar esses cupons nas lojas compatíveis e aproveitar descontos. Ainda não está claro se isso será liberado no Brasil, mas não deixa de ser uma ótima notícia para quem gosta de pechinchar.

Continua após a publicidade

O update traz também um bloqueador de anúncios integrado (Adblock Plus) para evitar rastreamento por cookies e propagandas em sites visitados. Basta acessar as configurações e ir até a opção "Privacidade e segurança", na qual você deve encontrar o recurso inativo. O interessante é a possibilidade de configurar níveis de privacidade, o que deixa a navegação mais flexível para exibir anúncios menos intrusivos.

A nova versão já está em processo de liberação na Google Play Store. Como de costume, a loja virtual difunde progressivamente a atualização para não sobrecarregar o sistema, razão pela qual nem todos podem ter acesso imediato a ela. O jeito é dar uma olhadinha e tentar manter a atualização mais recente do navegador.

Fonte: TechDowns, XDA-Developers