Microsoft Edge 92 para Android chega para ser um marco na história do navegador

Microsoft Edge 92 para Android chega para ser um marco na história do navegador

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Julho de 2021 às 14h01
Divulgação/Microsoft

Não é de hoje que o Edge tem se destacado com recursos inovadores e uma experiência diferenciada. Desde que começou a usar o Chromium como base, a Microsoft busca igualar o seu navegador às funcionalidades do projeto do Google. Agora, finalmente isso foi alcançado no desktop e simultaneamente no Android, graças à unificação do código.

O Edge 92, lançado na semana passada para computadores tradicionais, traz uma reformulação fundamental para igualar o tratamento dado ao navegador na plataforma móvel. Até então, a versão estável do programa para Android estava travada na versão 77 do Chromium, o que obviamente o deixou para trás da concorrência na comparação com a mesma base.

O novo Edge 92 finalmente se igualou à versão desktop (Imagem: Reprodução/TechDowns)

A nova versão corrige isso e coloca o app de volta à briga entre os favoritos. A partir de agora, são esperadas melhorias em um ritmo muito mais rápido nos celulares. Para se ter uma ideia: só agora o Edge pode sincronizar guias abertas, senhas, histórico, favoritos e outras opções entre os dispositivos vinculados a uma conta Microsoft. Isso parece básico para quem usa o Chrome, mas era algo que o rival da Microsoft deixava a desejar.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Falando no rival, o Edge para Android passou a contar com uma ferramenta de captura de tela herdada dele. Ao navegar por páginas da web, dá para tocar no menu Compartilhar e fazer o print como preferir. Ele já pode ser remetido direto para outros dispositivos ou serviços do telefone.

Um navegador mais completo

Após as Coleções, o navegador permite a economia de dinheiro ao exibir cupons para compras em sites de comércio eletrônico. Você pode aplicar esses cupons nas lojas compatíveis e aproveitar descontos. Ainda não está claro se isso será liberado no Brasil, mas não deixa de ser uma ótima notícia para quem gosta de pechinchar.

O update traz também um bloqueador de anúncios integrado (Adblock Plus) para evitar rastreamento por cookies e propagandas em sites visitados. Basta acessar as configurações e ir até a opção "Privacidade e segurança", na qual você deve encontrar o recurso inativo. O interessante é a possibilidade de configurar níveis de privacidade, o que deixa a navegação mais flexível para exibir anúncios menos intrusivos.

A nova versão já está em processo de liberação na Google Play Store. Como de costume, a loja virtual difunde progressivamente a atualização para não sobrecarregar o sistema, razão pela qual nem todos podem ter acesso imediato a ela. O jeito é dar uma olhadinha e tentar manter a atualização mais recente do navegador.

Fonte: TechDowns, XDA-Developers  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.