Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Excel agora fará parte do seu serviço por você; entenda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Maio de 2021 às 18h15

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik
Tudo sobre Microsoft

O Microsoft Excel acaba de receber um recurso extremamente útil para agilizar a rotina de quem precisa lidar diariamente com as tabelas, fórmulas e formatações do aplicativo. O Office Scripts permite automatizar tarefas repetitivas por meio da gravação das suas ações e transformar isso em um script para ser usado ou compartilhado com outras pessoas.

Imagine que todo dia você abra um arquivo .csv da contabilidade como sua primeira atividade do dia. Em seguida, passa a rotina de excluir colunas, formatar as células, adicionar fórmulas e criar uma tabela dinâmica na nova planilha. Tudo isso toma cerca de 1 hora do seu dia, mas poderia ser resolvido instantaneamente com o gravador de ações.

Continua após a publicidade

Depois de registrar todas as suas modificações no arquivo, o script automatizado passará a fazer isso sempre que for executado. Com isso, inexiste o problema de esquecer alguma etapa no meio do caminho e ainda permite que qualquer outra pessoa repita o procedimento, o que é ideal para empresas.

A parte mais interessante é que você não precisa ter conhecimento em programação nem lidar com coisas super complicadas. Dá até para programar um horário específico para o script começar a rodar, com o Power Automate (antes conhecido como Microsoft Flow). Assim o usuário não vai precisar nem rodar o programa, porque tudo já será feito de modo 100% automático.

Onde encontrar o recurso?

A novidade fica disponível na guia Automatizar, na barra de tarefas do Excel web (na versão desktop não funciona), e, segundo a Microsoft, está liberada para qualquer pessoa com uma versão comercial ou educacional do Microsoft 365. Aqui no Canaltech não foi possível acessar a novidade, o que pode significar que a liberação ocorrerá de forma gradual — ou que os brasileiros ainda não foram contemplados.

Continua após a publicidade

Se você atender aos requisitos e ainda não estiver vendo a guia Automatizar, a companhia informa que é possível que seu administrador tenha desativado o recurso ou haja algum outro problema com sua conta. Neste último caso, a Microsoft recomenda o acesso a uma página de ajuda para seguir o passo a passo descrito.

A Microsoft forneceu uma lista de exemplos de cenários em que as pessoas podem usar imediatamente o recurso, bem como liberou tutoriais em vídeo para guiá-lo na criação do seu próprio.

Todos os scripts gravados com o gravador de ações podem ser editados por meio de um editor de códigos integrado. Isso permite, aos usuários mais avançados, ajustar e personalizar o script para melhor atender às necessidades específicas.

Continua após a publicidade

Se parte do seu trabalho consiste em executar as mesmas tarefas todos dias, o Office Scripts será de imensa ajuda para sua produtividade. O que você achou disto? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Microsoft Office