Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge testa um menu de compartilhamento ágil e poderoso; confira

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Julho de 2021 às 15h45

Link copiado!

Divulgação/Microsoft Edge Insider
Divulgação/Microsoft Edge Insider
Tudo sobre Microsoft

O Microsoft Edge receberá um menu de compartilhamento retrabalhado bem nos moldes de bandejas nativas de sistemas operacionais para celular. Nos canais de testes (Dev e Canary), o navegador embarca uma janela com novas de opções de envio, atalho para publicações em redes sociais, integração com apps e envio rápido por e-mail.

A novidade é extremamente familiar para quem conhece as ferramentas de compartilhamento de Android ou iOS — aquela acionada quando você aperta no botão “compartilhar” ou “enviar com” dentro de qualquer app. No Edge, a função foi implementada no desktop (Windows e macOS), então acaba sendo essencial para proporcionar facilidade parecida aos usuários de PC.

Continua após a publicidade

Esteja você em uma página diferente da inicial, basta apertar no menu do canto superior direito, indicado por “...” (três pontos) e clicar em “Compartilhar”. Aí será possível escolher entre aplicativos e redes sociais, incluindo Gmail, Facebook, Twitter, WhatsApp e Outlook, para enviar/publicar o conteúdo rapidamente, igual se faz no smartphone.

Também há a opção de copiar toda a página web, semelhante ao que o Windows 10 oferece no menu de contexto. A ferramenta também é útil para quem não pode contar com a sincronização entre navegadores (seja porque prefere não sincronizar abas ou usa apps diferentes), já que a janela adicional fornece atalhos para enviar o conteúdo para si por e-mail.

A versão estável do navegador até conta com função parecida, mas ela é mais limitada. O menu de compartilhar do Edge 91 apresenta menos atalhos, mas já pode enviar o conteúdo para endereços de e-mail salvos, copiar o link na área de transferência ou enviar para outros aplicativos.

Como conferir o novo menu do Edge?

Continua após a publicidade

Se você quiser experimentar a ferramenta, basta ingressar no programa de testes da Microsoft através do Microsoft Edge Insider Channels. De lá, escolha o navegador do Canal Canary ou do Canal Dev para iniciar o download.

Por outro lado, se você já estiver rodando uma delas, veja se há atualizações na seção “Sobre o Microsoft Edge”, escondida no menu “Ajuda e comentários” localizada no canto superior direito. Ao entrar nessa página, o programa buscará por downloads automaticamente. A novidade está incluída na versão 93.0.939.0 do Edge Canary.

Mesmo se você seguir todos esses passos, existe a chance de o recurso ainda não aparecer para você. A Microsoft afirma que adicionará a ferramenta como um recurso experimental do edge://flags em breve para que todos possam forçar a ativação do novo menu.

Não há previsão para que a atualização alcance o público geral. Entretanto, considerando que o Edge estável está na compilação de número 91, ainda há pelo menos um pacote entre a versão final e o canal de testes que recebeu o recurso.

Continua após a publicidade

Fonte: OnMSFT