Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Messenger testa novidade que aumenta a proteção de conversas no app

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Agosto de 2022 às 09h50

Link copiado!

Reprodução/Meta
Reprodução/Meta
Tudo sobre Facebook

O Facebook Messenger finalmente começou a testar a criptografia de ponta a ponta em qualquer tipo de chat. A empresa de Mark Zukerberg revelou ontem (11) que já experimenta o mecanismo de proteção “entre alguns usuários”.

“As pessoas querem confiar que as suas conversas online com amigos e familiares são privadas e seguras”, pontuou o Facebook. “Estamos trabalhando duro para proteger suas mensagens e chamadas pessoais com criptografia de ponta a ponta por padrão no Messenger e no Instagram”, complementou.

Continua após a publicidade

O que é criptografia de ponta a ponta?

Criptografia de ponta a ponta é um mecanismo de proteção adotado pelos principais apps de mensageria. A função garante que somente o remetente e o destinatário conseguem abrir e interpretar os envios (texto, fotos, vídeos, chamadas e mais), impedindo que o conteúdo seja interceptado por usuários não autorizados.

A proteção por criptografia no Messenger é uma promessa antiga do Facebook. No ano passado, a Meta (detentora da rede social) esclareceu que não pretendia implementar o mecanismo de segurança antes de 2023. Na época, a empresa justificava o atraso com suas preocupações na proliferação de conteúdo de abuso sexual infantil, uma discussão recorrente acerca dos apps de mensagens com tanta privacidade habilitada por padrão.

Backups criptografados

Continua após a publicidade

Além das conversas e chamadas, o Messenger também inaugurou a criptografia de ponta a ponta para histórico de mensagens. Os chats armazenados na nuvem passaram a ser protegidos e podem ser extraídos somente pelos usuários.

Por padrão, essa função impede que o Facebook tenha acesso às mensagens, porém, a Meta ressalta que essa condição pode ser quebrada caso as conversas sejam denunciadas.

Segundo o Facebook, existirão duas opções de acesso para backups criptografados: um PIN próprio ou um código gerado automaticamente. O usuário também poderá optar por serviços de terceiros, como o iCloud, da Apple, para cuidar da chave secreta e poupar parte do trabalho.

Continua após a publicidade

Mais novidades no Messenger

Em função dos novos testes com a proteção nativa, o Facebook anunciou o fim do suporte ao “Vanish Mode” ("Mensagens temporárias", no app em português), uma das alternativas de chat protegidas de ponta a ponta do Messenger. No Instagram, a função "Modo temporário" não garante proteção por criptografia, então ela continuará funcionando normalmente.

Outra mudança motivada pelas recentes medidas está no uso em múltiplos dispositivos: mensagens excluídas num aparelho também serão excluídas em todos os outros. Além disso, em breve o Facebook testará a capacidade de desistir do envio de mensagens, tal qual acontece no Messenger do Instagram.

Por fim, a plataforma de mensagens de Mark Zuckerberg também experimentará o “Code Verify”, uma extensão disponível para navegador que verifica automaticamente a autenticidade do código ao acessar www.messenger.com. Essa função permitirá que o usuário confirme a eficiência da proteção e garanta que o programa não foi adulterado.