Publicidade

Mesmo WhatsApp em vários aparelhos: surgem mais detalhes de como será o recurso

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Diego Cervo/Unsplash
Diego Cervo/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApptrabalhahá algumtempo em uma função que permita usar o mesmo número em vários dispositivos simultâneos. Isso ajudaria, por exemplo, quem usa o serviço para contato com clientes, já que os atendentes poderiam acessar as conversas de suas máquinas, sem a necessidade de contratar programas terceirizados.

Também já foi falado aqui no Canaltech sobre os planos de migração do histórico de bate-papo entre o iOS e o Android, o que reforçaria essa tese das múltiplas conexões. Agora, novos detalhes sobre como esse processo deve funcionar surgiram na internet.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o site WABetaInfo, a nova versão de testes 2.21.10.6 do app revela que, após a migração, ambos os dispositivos ficam vinculados à mesma conta do WhatsApp e serão sincronizados. Logo, as duas plataformas vão poder ler mensagens, responder usuários e interagir nos grupos.

De acordo com o que foi apurado, isso também valerá quando ocorrer a exclusão de uma mensagem específica: o outro dispositivo também será afetado e não mais a lerá. Mensagens fixadas ou marcadas com a estrela dos favoritos também serão compartilhadas entre os acessos.

Apesar disso, nem todas as ações serão 100% sincronizadas, ao menos por enquanto. Excluir uma mensagem apenas para você (“Apagar para mim”) em um dispositivo não espelhará a ação em outro. Pode ser que se trate somente de uma falha ou de algo proposital dos desenvolvedores, para evitar que uma exclusão acidental faça perder o conteúdo.

Pedido bastante solicitado

O acesso de múltiplos dispositivos é uma demanda antiga dos usuários, principalmente depois que a plataforma passou a ser usada com fins profissionais. O fato de restringir o acesso a um único aparelho, com a possibilidade de espelhamento na versão web, reduz o potencial de uso do sistema.

Hoje, é necessário o uso de bots desenvolvidos sob medida para permitir as conexões múltiplas ao mesmo número, o que inviabiliza o uso por micro e pequenas empresas. Até companhias maiores sentem falta deste recurso porque ficam reféns de sistemas que acessam dados sensíveis de clientes.

Continua após a publicidade

O Telegram, principal concorrente, já possui um recurso similar há anos. É possível acessar o perfil de qualquer dispositivo que seja habilitado, inclusive a versão web, e de forma independente, sem a necessidade de ter o celular por perto nem mantê-lo ligado ou conectado à internet.

Por enquanto, ainda não está claro se a configuração permitirá apenas dois aparelhos de sistemas operacionais diferentes (Android e iOS) ou mais do que isso. Também não há qualquer previsão de quando o serviço pode ser lançado. O jeito é aguardar por mais novidades.

O que acha desta adição ao WhatsApp? Vai ajudar na sua rotina ou ainda prefere outros métodos? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: WABetaInfo