WhatsApp vai permitir a migração do histórico de conversas entre iOS e Android

WhatsApp vai permitir a migração do histórico de conversas entre iOS e Android

Por Alveni Lisboa | Editado por Claudio Yuge | 05 de Abril de 2021 às 20h30
Allie/Unsplash

O WhatsApp planeja implantar uma funcionalidade para permitir transportar o histórico de conversas entre o iOS e o Android e vice-versa. A ideia é que o usuário possa fazer essa transposição de forma de forma rápida e simples, sem necessidade de importar backups imensos que podem levar horas.

Quando você tentar vincular um novo dispositivo com sistema operacional diferente, o aplicativo deverá mostrar a opção de importar os registros de chats. Segundo o site WABetaInfo, para fazer isso, o app obrigará o usuário a atualizar para versão mais recente, com intuito de evitar erros de compatibilidade.

Esta tela deverá ser exibida antes de migrar as conversas (Imagem: Reprodução/WaBetaInfo)

Assim que concluído o update, o sistema já deve puxar automaticamente todas as conversas para o novo aplicativo. Essa uma nova experiência ainda em teste, por isso não dá para afirmar com 100% de certeza como tudo vai funcionar.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essa novidade estará presente em uma atualização futura, ainda sem data para chegar. Hoje é possível fazer a transferência de conversas com ferramentas na web ou aplicativos de terceiros. Contudo, essas opções são consideradas inseguras, pois violam os termos de serviço e ainda garantem o acesso de terceiros a conversas criptografadas. Veja:

O FAQ do WhatsApp condena o uso de apps externos (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

WhatsApp em várias plataformas simultâneas

A integração possivelmente está relacionada ao trabalho de desenvolvimento que a equipe do WhatsApp tem feito para possibilitar o uso de uma conta em vários dispositivos simultâneos. Inicialmente, o recurso permitirá que o WhatsApp Web seja usado sem uma conexão à Internet no seu celular.

Como será um recurso multiplataforma, a equipe precisa de tempo para corrigir bugs e incompatibilidades. Além disso, é necessário resguardar a segurança das conversas e ter de volta a confiança dos usuários, algo que se perdeu com os ocorridos recentes.

Em uma atualização futura, o WhatsApp deve permitir conectar o mesmo número a dois ou mais dispositivos móveis, sejam eles para iOS e ou Android. Mas para que isto seja funcional, é necessária a integração entre as conversas como forma de garantir que todas as instâncias recebam as comunicações de forma simultânea.

Essas novidades serão bem-vindas ao aplicativo de mensagens? O que você acha? Comente.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.