SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Melhores ferramentas para bloquear distrações online

Por| Editado por Bruno Salutes | 05 de Março de 2021 às 13h00

Link copiado!

 Magnet.me / Unsplash
Magnet.me / Unsplash

Não consegue se concentrar na frente do computador para trabalhos ou estudos? O excesso de notificações no desktop e no celular pode atrapalhar a produtividade e causar distrações. Para isso, existem ferramentas digitais que ajudam a bloquear ou limitar a exposição a redes sociais e apps de mensagens durante momentos de foco.

Além de aplicativos e extensões, sistemas operacionais disponibilizam funções nativas para controlar o tempo de uso de aplicativos. Dessa forma, usuários conseguem criar temporizadores ou limitar a quantidade de programas que podem ser abertos durante um período, reforçando a produtividade. Confira algumas opções para navegadores e celulares!

1. Bem-estar digital (Android)

Continua após a publicidade

Desde a versão 9 do sistema operacional, aparelhos Android possuem um recurso nativo de bem-estar digital. Encontrado nas configurações, a ferramenta traz estatísticas como o tempo de tela, o número de desbloqueios e a comparação com outros dias da semana.

Para evitar distrações, existem duas opções: um timer aplicado a cada aplicativo, bloqueando-o após o período determinado, e o modo de foco, no qual o usuário seleciona apenas aplicativos essenciais e bloqueia os demais apps instalados durante o tempo de trabalho.

Continua após a publicidade

2. Tempo de Uso (iOS e macOS)

O iPhone também possui um recurso nativo para monitorar o tempo gasto por dia com aplicativos. O Tempo de Uso possui uma função de repouso, que permite apenas o acesso a ligações telefônicas e apps selecionados, além da ferramenta "Limites de Apps", que cria temporizadores para cada app ou categoria de aplicativos, como redes sociais e jogos.

Para acessar a função, abra "Ajustes" e toque em "Tempo de Uso" para fazer a configuração inicial.

Continua após a publicidade

3. Morph (Android)

O Morph faz parte do "Digital Wellbeing Experiments", um projeto do Google com o objetivo de desenvolver alternativas para o bem-estar digital e controlar o tempo de uso de celulares. O app cria perfis de aplictivos de acordo com cada situação diária, bloqueando o uso de opções externas. Por exemplo: durante o trabalho, o usuário pode separar pelo Morph apenas apps essenciais como o e-mail, enquanto pode separar um perfil para apps voltados a estudos ou exercícios.

Continua após a publicidade

A série de aplicativos para Android do Digital Wellbeing Experiments possui apps que monitoram a quantidade de desbloqueios e limitam o uso de apps por 24 horas. Para conferir a lista completa, clique aqui.

4. BlockSite (Chrome | Firefox | Edge)

O BlockSite é uma extensão para navegadores que bloqueia o acesso a sites determinados pelo usuário. Caso possua uma rede social ou um portal ocupando seu tempo, basta abrir a extensão e ativar o bloqueio. A versão gratuita, porém, limita o número de páginas que podem ser ocultadas ao mesmo tempo. Pela extensão, também é possível utilizar um modo de foco com temporizadores.

Continua após a publicidade

5. Focus To-Do (Android |iOS |Chrome |macOS | Windows)

O Focus To-Do é uma ferramenta voltada ao gerenciamento de tempo com integração a diversos dispositivos. Pela plataforma, usuários conseguem listar tarefas e acompanhar o progresso, além de utilizar um timer da técnica Pomodoro, baseada em intercalar intervalos de trabalho e descanso para aumentar o foco.

Qual outra ferramenta você utiliza para evitar distrações? Comente!