7 aplicativos do Google para passar menos tempo no celular

Por André Lourenti Magalhães | 03 de Março de 2020 às 16h30
Divulgação/Experiments With Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O tempo passado no celular é uma questão fundamental no cotidiano. É comum que as pessoas usem seus smartphones em uma frequência maior do que a necessária, causando distrações e perda de foco. Pensando nessa situação, a Google disponibiliza alguns aplicativos que reduzem o tempo gasto em dispositivos móveis.

A ideia faz parte dos Digital Wellbeing Experiments ("Experimentos de Bem-estar Digital, em tradução livre), uma iniciativa da empresa para que a tecnologia sirva para melhorar a vida, e não distraí-la. Para isso, aplicativos foram criados pela comunidade como experimentos com objetivo de diminuir o tempo em que estamos vinculados a nossos celulares. Todos são gratuitos e disponibilizados para smartphones Android. Confira quais são:

1. We Flip

We Flip é um aplicativo usado em grupos para controlar o tempo no celular (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Uma situação recorrente: vários amigos estão reunidos, e alguns não conseguem sair do celular. Pensando em aproveitar melhor o tempo de uma maneira coletiva, foi criado o We Flip.

Seu funcionamento é simples. Quando todos estiverem reunidos, devem juntar-se em uma sessão do aplicativo e virar uma chave. Dessa forma, todos os smartphones ficarão bloqueados. Quando a primeira pessoa desbloquear, a sessão será encerrada e todos poderão ver quanto tempo foi passado sem os celulares. Clique aqui para baixá-lo na Play Store.

2. Morph

Morph reúne apenas os aplicativos indicados para cada ocasião (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Os celulares estão repletos de aplicativos e notificações. No entanto, nem todos são adequados para todos os momentos. A ideia do Morph é separar quais são os aplicativos que serão utilizados nas principais situações do dia, como trabalho, exercícios e entretenimento.

Ao criar cada modo, o Morph cria um papel de parede que inclui apenas os apps necessários. De acordo com a hora do dia ou o tempo, um modo diferente é disponibilizado. É uma forma de simplificar o uso dos celulares e gastar menos tempo com possíveis distrações. É possível baixá-lo pela Play Store.

3. Post Box

Notificações são agendadas e não ocupam o celular durante os intervalos (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Notificações aparecem a cada minuto, geralmente acompanhadas de um sinal na tela ou barulho pelo próprio celular. Para evitar que isso aconteça, o Post Box separa todas as notificações e as envia de uma vez em determinados momentos do dia.

A ideia do app é funcionar como uma caixa de correios, por isso o nome (“Post Box” significa “Caixa de Correio”, em tradução livre). O usuário escolhe quantas vezes quer receber notificações por dia, e o aplicativo as separa por aplicativos de uma forma intuitiva. Para experimentá-lo, faça o download na Play Store.

4. Unlock Clock

Papel de parede interativo conta o número de desbloqueios da tela por dia (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Você sabe quantas vezes desbloqueia a tela de seu celular por dia? O Unlock Clock é um aplicativo que faz essa contagem. Funciona como um papel de parede que ocupa toda a tela e altera a conta a cada desbloqueio. O objetivo é que o usuário passe a utilizar menos ao perceber quantas vezes repete a mesma ação.

Para usá-lo, é preciso baixar o aplicativo na Play Store e em seguida aplicá-lo como um papel de parede.

5. Desert Island

Passe o dia apenas com os aplicativos mais importantes (Foto: Reprodução/André Magalhães)

O objetivo do Desert Island é fazer com que o usuário passe um dia inteiro usando apenas os aplicativos essenciais. O indivíduo seleciona quais são esses apps, e a partir disso o sistema inicia uma contagem, criando um menu minimalista.

Ao final do período, que pode ser customizado, são exibidos dados como o número de vezes em que esses aplicativos selecionados foram utilizados. O aplicativo pode ser instalado pela Play Store.

6. Screen Stopwatch

Aplicativo conta o tempo gasto navegando no celular (Foto: Reprodução/André Magalhães)

A premissa é muito parecida com o Unlock Clock: a cada desbloqueio, uma atualização no papel de parede. Nesse caso, é mostrado o tempo que o usuário passa no celular. O relógio só é parado quando a tela bloqueada. No final do dia, é possível ver quanto tempo foi gasto no smartphone.

O app está disponível na Play Store e precisa ser aplicado como um papel de parede.

7. Activity Bubble

Bolhas ocupam a tela do celular conforme o uso diário (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Mais um papel de parede que é modificado conforme o uso do celular, o Activity Bubble enche a tela com bolhas. A cada desbloqueio, uma bolha nova despenca do topo. E quanto maior o período da sessão, maior a bolha, preenchendo a tela.

O aplicativo é baixado na Play Store e ativado como papel de parede.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.