Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é gamificação?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Março de 2023 às 20h00

Link copiado!

O que é gamificação?
O que é gamificação?

A gamificação, como o próprio termo sugere, é a utilização de elementos característicos de jogos para motivar pessoas em tarefas variadas, podendo ser aplicado em ambientes empresariais, educacionais e até mesmo no uso de aplicativos de produtividade, entre outras áreas.

Os exemplos de uso desses recursos são bem diversificados e podem incluir pontuação, rankings, níveis de evolução, medalhas, recompensas, progressão, ou seja, todo tipo de mecânica encontrada nos games, sobretudo em jogos de RPG (role-playing game), nos quais é possuir evoluir as habilidades de um personagem.

No intuito de propor um senso de realização de tarefas, o conceito também instiga à competitividade, à parceria e ao tempo de execução — fatores que pesam na realização de um objetivo e, eventualmente, impactam na ascensão da pessoa ou grupo que esteja participando.

Continua após a publicidade

A gamificação também se faz presente em treinamentos corporativos, em ações de marketing, na educação e em diversas outras formas de desenvolvimento pessoal e profissional. Aplicativos como Duolingo e Waze são exemplos notáveis que se apropriam do conceito para estimular a evolução e engajamento de seus usuários.

Gamificação na prática

Praticamente qualquer área pode adotar as técnicas de gamificação, mas para exemplificar com mais clareza, vale retomar o Duolingo e o Waze, que trazem a concepção enraizada em seu uso.

Já de cara, na interface do app de idiomas Duolingo é possível ver que cada atividade é representada por uma fase. Dentro dela há diferentes níveis em que o aluno deve subir ao passo que vai concluindo as lições.

Todo objetivo concluído libera conquistas, medalhas, avatares e novas atividades para serem feitas. Também existe um sistema de redes sociais, onde é possível adicionar amigos e visualizar em que nível de aprendizagem está cada um.

Já o app de localização Waze incentiva os usuários a participarem ativamente da plataforma. Eles devem informar acidentes, desvios, engarrafamentos, obstáculos, além de outras adversidades que surgem durante o trajeto. A plataforma concede pontos e novos níveis conforme a evolução do motorista.

Outro elemento marcante da gamificação dentro da plataforma é exibir outros usuários no mapa do GPS — eles são destacados pelos níveis de evolução. Além disso, assim como em muitos games que usam mapas, dá para localizar pontos turísticos, postos de combustível, restaurantes e uma infinidade de estabelecimentos em forma de ícone desenhado.

Continua após a publicidade

Usando esses exemplos, fica mais fácil compreender o que é gamificação e como aplicá-la na prática nas mais diversas atividades do dia a dia.