10 aplicativos da Microsoft para instalar em qualquer celular

10 aplicativos da Microsoft para instalar em qualquer celular

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 06 de Julho de 2021 às 18h40
André Magalhães/Canaltech

A experiência da Microsoft com o próprio sistema operacional para celulares não foi tão duradoura, com o suporte ao Windows Mobile encerrado no final de 2019. Por outro lado, a empresa tem um grande impacto no mercado de aplicativos, com softwares e serviços disponibilizados ao Android e iOS.

Muitas funcionalidades surgem como alternativas aos aplicativos desenvolvidos por Google e Apple. Além de opções encontradas no Windows, como o pacote Office e o navegador Edge, existem opções da Microsoft exclusivas para celulares. Confira os melhores aplicativos disponíveis!

1. Microsoft Authenticator

A empresa possui o próprio aplicativo de autenticação em dois fatores. A plataforma cria um código numérico de seis dígitos, renovado a cada minuto, que pode ser utilizado para login em diferentes serviços: conta da Microsoft, contas corporativas e perfis em redes sociais são alguns exemplos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Use a autenticação em dois fatores pelo app (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O funcionamento é muito parecido com o Google Authenticator, que também utiliza o mesmo método de token de seis dígitos. O Microsoft Authenticator também pode funcionar como um gerenciador de senhas após sincronização com os dados salvos no Microsoft Edge.

Para ativar a autenticação em dois fatores pelo app, é necessário escanear um QR Code gerado pela página de configurações do serviço. Com o código escaneado, o Microsoft Authenticator passa a disponibilizar os códigos de seis dígitos para acesso.

2. Microsoft Edge

O substituto do Internet Explorer nos computadores também possui uma versão repleta de recursos para celulares. Funcionalidades como a criação de coleções de sites, sincronização, diferentes métodos de pesquisa e a personalização de menus são alguns dos destaques do Microsoft Edge no Android e iOS.

Utilize o navegador nos celulares (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

As opções de sincronização são variadas, com opções para importar histórico, senhas salvas, preenchimento automático e outras opções do seu perfil no Edge para PC. Portanto, a integração entre computador e celular é um recurso interessante para quem já utiliza o navegador em um dos dispositivos.

O Edge também oferece opções para controlar a sua privacidade durante o uso. É possível ativar o modo InPrivate, que não salva os seus dados de navegação, e ativar um bloqueador de rastreadores em sites acessados.

3. Microsoft Teams

O Teams se consolidou como a principal ferramenta da Microsoft para reuniões e videoconferências. Além do apelo corporativo, o aplicativo também recebeu funções para o uso pessoal com amigos e familiares, concentrando diferentes opções de trabalho remoto e conversas em tempo real.

Participe de reuniões pelo Teams para celulares (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

No âmbito de trabalho, por exemplo, a plataforma oferece recursos como um feed de atualizações, um calendário interativo para agendar reuniões e inserir deadlines, a possibilidade de criar listas de tarefas e, por fim, as tradicionais reuniões por áudio e vídeo. O Teams pode ser usado como uma ferramenta colaborativa e compartilhada com outros funcionários.

Para o uso pessoal, a ferramenta inclui as opções para conversar por chat ou chamadas de vídeo e a possibilidade de criação de grupos específicos para familiares e amigos. É possível liberar a permissão aos contatos da agenda para encontrar perfis.

4. Microsoft Office

Word, Excel e Powerpoint possuem aplicativos próprios para celulares. Entretanto, caso precise utilizar mais de uma plataforma do Microsoft Office com frequência, uma alternativa é baixar o hub do serviço. O aplicativo disponibiliza a criação rápida de textos, planilhas, anotações e formulários com salvamento em nuveom.

Utilize as ferramentas do pacote Office no Android e iOS (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo do Office chama a atenção pela quantidade de funções disponíveis. Além de criar os arquivos para os principais serviços, pode ser aplicado para transformar imagens em textos ou planilhas, digitalizar documentos, ler QR Code e transferir arquivos entre computador e celular.

Toda produção no aplicativo do Office é armazenada na nuvem pelo OneDrive. Caso precise ampliar o espaço de armazenamento, uma opção é assinar o Office 365, com até 1 TB de espaço e mais opções de modelos personalizáveis.

5. Microsoft Lens

O Lens é uma ferramenta poderosa para digitalizar e escanear documentos com a câmera do celular. O aplicativo possui funções dedicadas para diferentes formatos de documentos como boletos, cartões de visitas e tabelas, com resultados adaptados para cada situação.

App é usado para digitalizar documentos em texto, PDF e imagens (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Uma das funções mais interessantes do Lens é a capacidade de exportar textos para a área de transferência do celular. Basta apontar a câmera e selecionar a ação adequada. Para digitalizar um documento, é necessário apontar a câmera e, em seguida, configurar as bordas do arquivo.

Os resultados podem ser salvos em diferentes formatos como arquivos em PDF, textos para o Word e tabelas. Há a possibilidade de salvá-los no seu dispositivo ou armazená-los na conta do OneDrive para acesso pela nuvem.

6. Microsoft OneDrive

Já mencionado nessa lista, o OneDrive é o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, uma alternativa ao Google Drive e ao iCloud. O plano gratuito da plataforma disponibiliza 5 GB libres para uso, com possibilidade de expansão para até 1 TB por pessoa em versões pagas.

Serviço de armazenamento em nuvem possui sincronização automática de fotos da cãmera (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O OneDrive oferece as principais opções necessárias para armazenar arquivos em nuvem e fazer backup pelo celular. É necessário apenas mover os arquivos desejados para a plataforma e aguardar a sincronização. Para proteger alguns arquivos, o app oferece o recurso de cofre pessoal: uma pasta segura com uso de senha para acesso.

O OneDrive também pode ser utilizado para salvar as suas fotos. Pelo app para celulares, é possível ativar a sincronização automática de fotos e vídeos da câmera do seu aparelho para acessar os arquivos por outros dispositivos.

7. Microsoft OneNote

Precisa de um aplicativo para fazer anotações rápidas? O OneNote é uma opção. Versátil, o aplicativo possui recursos para diferentes necessidades de anotações e textos: funciona como um bloco de notas, tem opção de criar listas, inclui anexos e apresenta notas autoadesivas.

Crie notas rapidamente pelo OneNote (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

No aplicativo, todas as suas notas podem ser organizadas entre pastas e marcadores. Durante a criação de um arquivo, a ferramenta de edição oferece opções para a formatação do texto, inserção de imagens e pincéis para desenhos. Portanto, o aplicativo é muito útil para concentrar várias anotações em um só documento.

As notas do OneNote também são sincronizadas para acesso no aplicativo do Microsoft Office. No Android, o aplicativo possui widgets para a tela inicial, com acesso rápido a novos documentos.

8. Microsoft To Do

O To Do é o aplicativo da Microsoft para criar listas de tarefas e uma boa indicação para não se esquecer de nenhum prazo ou obrigação. A ferramenta de organização compila listas, projetos, lembretes e tarefas em um só lugar, com opções de sincronização entre dispositivos.

Organize suas tarefas diárias na ferramenta (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app permite criar listas com todas as suas tarefas da sua rotina. Além da opção para marcá-las como concluídas, existem opções para configurar a frequência das atividades e receber lembretes em forma de notificação. Se você também quer desenvolver um projeto com objetivos semanais e mensais, o To Do também possui uma área específica para inserir essas informações.

Todas as tarefas são disponibilizadas na aba "Meu dia". O app pode ser personalizado com papéis de parede da Microsoft e opções de temas em diferentes cores.

9. Microsoft Launcher

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Launchers são aplicativos que modificam a tela inicial e a gaveta de aplicativos do Android. Um dos apps de maior destaque no segmento é o Microsoft Launcher, que traz uma nova identidade para a tela principal do seu aparelho.

Launcher modifica a tela inicial do Android (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Microsoft Launcher possui papéis de parede próprio, atualizados diariamente através de uma integração com o Bing. O aplicativo reorganiza os ícones da tela principal e alterna a visualização da biblioteca de apps instalados. Existem muitas ferramentas de customização, com novas fontes, diferentes grades e temas disponíveis para uso.

Um dos destaques do Launcher da Microsoft é a criação de um feed personalizado para o usuário. Com a conta do serviço conectada, essa área traz as principais notas, lembretes e eventos salvos em seu perfil. O feed também possui uma área de notícias, que pode ser personalizada com seus temas preferidos.

10. Teclado Microsoft SwiftKey

O SwiftKey é o teclado oficial da Microsoft para celulares. Desenvolvido para proporcionar uma escrita inteligente, o teclado utiliza aprendizado de máquina para reconhecer o estilo de escrita de cada usuário e oferecer sugestões de forma mais rápida.

Microsoft também desenvolveu teclado para celulares (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O teclado é baixado como forma de aplicativo e precisa ser configurado como opção principal no aparelho. Com a conta da Microsoft, é possível sincronizar as suas preferências com outros dispositivos e adicionar novos idiomas para o corretor ortográfico.

O SwiftKey disponibiliza mecanismos de buscas para GIFs, figurinhas e área de transferência. Além disso, pode ser personalizado com temas de diversas cores, que são baixados nas configurações do aplicativo.

Você usa algum app dessa lista? Comente qual!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.