Como usar o Microsoft Lens para escanear documentos

Como usar o Microsoft Lens para escanear documentos

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 13 de Junho de 2021 às 21h00
André Magalhães/Canaltech

O Microsoft Lens (Android | iOS) é um aplicativo feito pela Microsoft para escanear documentos e textos no seu celular, convertendo-os em imagens, arquivos de texto e documentos no formato PDF. A ferramenta permite utilizar a câmera ou uma imagem salva na galeria para digitalizar qualquer tipo de documento em papel, incluindo boletos, recibos, cartões e até anotações manuscritas.

Após a digitalização, o app oferece recursos para editar o arquivo, com opção de recortes e outros ajustes de iluminação. Existem diferentes modos de digitalização, adaptados para situações diferentes, como cartões de visita, tabelas, anotações manuscritas e documentos grandes. O app ainda possui integração com o serviço Microsoft 365, gerando arquivos para Word, PowerPoint, OneNote e com possibilidade de salvamento no OneDrive. Veja como usar o app para escanear seus documentos!

Microsoft Lens: como usar o aplicativo para escanear documentos

Passo 1: faça o download do app na App Store ou Google Play Store. Ao abrir, habilite o acesso aos seus documentos do dispositivo;

Libere o acesso aos arquivos salvos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: avance nas telas introdutórias e toque em "Iniciar verificação";

Comece a escanear um documento (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: antes de usar a ferramenta, libere o acesso do app à câmera do celular;

Habilite mais uma permissão (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: em seguida, aponte a câmera para o documento que deseja digitalizar e pressione o ícone de captura. É possível, também, deslizar para os lados para alterar os modos de digitalização;

Digitalize um documento (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: confira a sua foto e use os pontos para ajustar as bordas do documento. Pressione "Confirmar" para avançar;

Ajuste as bordas do documento (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 6: confira o resultado do documento escaneado. Caso queira, utilize as ferramentas de edição para adicionar mais folhas ou cortar a imagem. Ao finalizar, toque em "Concluído";

Faça os ajustes finais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 7: por fim, dê um título ao arquivo, escolha o formato em que deseja armazená-lo e toque em "Salvar";

Salve o documento (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 8: para identificar um texto manuscrito, abra a câmera do app, selecione o modo "Ações" e tire uma foto;

Aplicativo identifica textos escritos à mão (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 9: em seguida, confira o resultado em texto. O app dá as opções de copiar para a área de transferência ou compartilhar em outra plataforma;

Tenha um manuscrito em texto digitado de forma rápida (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 10: para acessar todos os seus arquivos escaneados, toque no ícone de três pontos no topo da tela com a câmera aberta e selecione "Meus Arquivos";

Acesse seus documentos de forma rápida (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Qual seu app preferido para digitalizar documentos? Comente!

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