Os melhores aplicativos de GPS para celular

Por Rubens Eishima | 30 de Agosto de 2020 às 12h00
Free-Photos/Pixabay

Você pode até estar satisfeito com o aplicativo de mapas disponível no seu celular, mas nem sempre ele é a alternativa ideal para todos os tipos de uso. Seja você um usuário casual ou alguém que tem na estrada o seu ganha pão, vale a pena testar alternativas para ver qual atende melhor as suas necessidades.

Listamos a seguir cinco opções de apps de GPS e mapas para experimentar no celular, além de relembrar algumas maneiras para aproveitar melhor o aplicativo que já deve estar instalado no seu aparelho.

Here WeGo

O Here WeGo (Android | iOS) é uma das principais alternativas aos aplicativos de mapas de Google e Apple. O app de navegação da Here oferece os principais recursos como mapas offline, informações de trajeto para carro, bicicleta, transporte público ou caminhada, navegação com instruções passo a passo etc.

Here WeGo é uma ótima alternativa ao app padrão do celular (imagem: Rubens Eishima/Canaltech)

Dependendo da cidade, o Here WeGo oferece ainda indicação de velocidade máxima em vias públicas, permite reservar táxi, identifica estacionamentos próximos ao destino e oferece informações de trânsito em tempo real.

Aplicativo herdeiro do Ovi Maps, ele é resultado de um investimento milionário da Nokia que acabou sendo vendido para um conjunto de fabricantes automotivas alemãs composto por Audi, BMW e Mercedes-Benz por um valor que hoje equivale a quase R$ 20 bilhões. Além disso, o app foi escolhido pela Huawei como alternativa ao Google Maps em seus smartphones.

Waze

Solução descontraída para enfrentar o trânsito, o Waze (Android | iOS) não perdeu sua essência desde a aquisição pelo Google. O aplicativo ainda oferece um senso de comunidade, com a participação dos usuários para relatar problemas no trajeto. Os avatares divertidos e todo o visual do app praticamente transformam as rotas do dia a dia em um grande videogame, com a diferença de que o objetivo é que todos se ajudem no final das contas.

Waze traz a "gamificação" ao trânsito (imagem: Rubens Eishima/Canaltech)

Apesar de integrado aos dados do Google, há usuários que não abrem mão dos recursos e modo de uso do Waze. O visual menos poluído privilegia informações importantes como o limite de velocidade, problemas no trajeto, postos de combustível e locais para estacionamento.

Sygic

Enquanto o Waze se destaca pelo visual quase lúdico, o Sygic (Android | iOS) segue por um caminho totalmente diferente. O aplicativo não esconde as origens nos antigos aparelhos dedicados de GPS, com um visual cheio de informações — cortesia dos mapas fornecidos pela TomTom.

Sygic é alternativa para quem ainda usa aparelhos de GPS tradicionais (imagem: Rubens Eishima/Canaltech)

Os recursos principais do Sygic são gratuitos, mas o app oferece a opção de compra de recursos avançados como orientações com realidade aumentada, que projeta o trajeto sobre as informações da câmera do celular, preço de combustíveis, assistente de pista e navegação por voz.

TomTom GO

Nome tradicional no mercado de aparelhos dedicados de GPS, a TomTom trouxe sua experiência no setor e sua base de dados para os celulares em diferentes aplicativos. O TomTom GO (Android | iOS) é especializado em rotas de trânsito, oferecendo recursos como mapas e trajetos offline, alertas de trânsito e radares.

TomTom Go traz a bagagem dos GPS dedicados (imagem: Rubens Eishima/Canaltech)

E como não podia faltar, o TomTom GO aproveita os recursos do celular para atualizar informações de trânsito em tempo real, recalcula rotas e estimativas de chegada, além de oferecer funções tradicionais dos GPS como orientação de pistas.

TomTom AmiGO

Se o TomTom Go e o Sygic são os apps tradicionais de GPS, o TomTom AmiGO é a resposta da empresa holandesa para o Waze. O AmiGO (Android | iOS | Huawei) apresenta um visual leve, que prioriza informações importantes como radares e limite de velocidade, acidentes e congestionamentos.

AmiGO é a alternativa da TomTom ao Waze (imagem: Rubens Eishima/Canaltech)

Assim como o Waze, o AmiGO permite informar problemas no trajeto, auxiliando outros usuários e a própria TomTom (que pode usar os dados em seus outros aplicativos e aparelhos). Para quem acha que o TomTom GO ou Sygic são opções antiquadas de GPS, vale testar o AmiGO.

Google Maps

Sugestão que dispensa comentários, o Google Maps (Android | iOS) vale ser citado não só porque já está instalado na maioria dos smartphones no Brasil, como também para lembrar que ele tem recursos poderosos para ajudar não só no uso no trânsito, mas também no uso do transporte coletivo, em locais sem sinal de celular e muito mais.

Integrações do Google fazem do Maps a referência entre os apps de navegação (imagem: Rubens Eishima/Canaltech)

Fora isso, a integração com a base de dados do Google oferece uma infinidade de possibilidades. Nenhum aplicativo supera o Maps quanto o assunto é encontrar um estabelecimento para definir o trajeto, por exemplo, ainda que às vezes apresente erros. Outra vantagem é o acervo de informações visuais do Street View, que pode ser aproveitado para consultar pontos de referência nas rotas definidas.

Ah é, para celulares mais modestos, o aplicativo está disponível também na versão Google Maps Go (apenas para Android), que consome menos memória e armazenamento no aparelho.

Conhece algum outro aplicativo de GPS que vale testar? Deixe a sua dica no campo de comentários abaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.