Waze ou Google Maps: quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Por Muni Perez

Há alguns meses o Google comprou o Waze por 966 milhões de dólares. Porém, os dois aplicativos continuam ativos (Google Maps e o próprio Waze). Então, qual dos dois utilizar no dia a dia?

O Waze é um aplicativo de mapas social: a partir do momento que você começa a utilizá-lo, ele vai aprendendo seus caminhos e passa a mostrar automaticamente as melhores rotas. Quando você se depara com algum bloqueio, acidente, engarrafamento ou obras, basta lançar um alerta que automaticamente todos os outros usuários serão notificados e seus Wazers alterarão as rotas de maneira a evitar esse empecílho. E claro que é possível visualizar essas informações de trânsito que os outros reportam, em tempo real.

Ele funciona como qualquer GPS, mostrando a navegação em tempo real. Quando tem algum alerta ou algo que impeça o trânsito na sua área, automaticamente uma nova rota é calculada, e você é avisado na tela.

Waze - Iniciar Navegação

Waze - Navegação Waze - Nova rota

Waze - Navegação
Waze - Nova rota

Há também um rastreador dos seus amigos. Digamos que você vá a um jogo no Morumbi, automaticamente ele detecta quais outros amigos estão vindo e mostra uma lista da distância que cada um está, além do tempo estimado para que eles cheguem.

Waze - Amigos

Além disso, você pode ver as condições do tráfego pela internet, no site do Waze.

Waze - Ver no site

Já o Google Maps é uma ferramenta mais abrangente, mas não apresenta os recursos sociais do Waze (aprender seu caminho diário e reportar os inconvenientes do trânsito, por exemplo). Com o Maps você pode ver as rotas de um lugar para o outro, ver informações de trânsito (que vêm do Waze e de outras fontes oficiais, como a CET/SP), ver como utilizar transporte público (números dos ônibus, trem, metrô), ou direções para ir caminhando. Além disso, ele mostra informações sobre estabelecimentos comerciais e locais públicos.

Google Maps - Escolher rota

Google Maps - Navegação Google Maps - Rotas

Google Maps - Navegação
Google Maps - Rotas

Com o Google Maps você também escolhe um destino, ele te mostra a navegação, além de rotas alternativas, te informando o trânsito em cada rota.

O diferencial em relação ao Waze vem com o transporte público e as imagens de satélite, além de mostrar também as informações de trânsito colhidas da própria rede do Waze.

Google Maps - Transporte público

Google Maps - Satélite Google Maps - Transito

Google Maps - Satélite
Google Maps - Transito

Outro recurso excelente do Maps é o Street View, que te coloca "dentro" do mapa, permitindo literalmente caminhar pelo local desejado, com imagens muito detalhadas.

Então, qual o melhor? Realmente não tem como julgar, depende das suas necessidades. O Waze é mais um aplicativo que te ajuda muito nas idas e vindas do trabalho, pois aprende seu caminho e automatiza muita coisa. Já o Maps você pode usar em qualquer lugar, pois exibe muito mais informações sobre tudo, porém não aproveita tanto as informações compartilhadas pela rede de usuários.

Ainda não tem os aplicativos? Baixe-os já: Waze (Play Store / App Store), Google Maps (Play Store / App Store)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.