Os melhores aplicativos de mensagens para Android e iPhone

Os melhores aplicativos de mensagens para Android e iPhone

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 18 de Agosto de 2021 às 18h00
Dimitri Karastelev/Unsplash

É estranho pensar em um celular sem algum aplicativo para a troca de mensagens. Desde quando a única opção era enviar um SMS, a comunicação por mensagens desempenha papéis muito importantes. Essas ferramentas são úteis na interação com familiares, amigos, colegas de trabalho ou serviços profissionais, e precisam apenas de uma conexão com a internet para o funcionamento.

Cada aplicativo possui suas particularidades: alguns chamam a atenção pela quantidade de recursos, outros possuem foco na privacidade, enquanto as opções mais populares justificam a fama pela praticidade. Quer saber quais são os melhores apps de mensagens para Android e iOS? Confira a lista a seguir!

1. WhatsApp

Não tem como falar sobre aplicativos de mensagens sem mencionar o WhatsApp. Imensamente popular no Brasil, o app é a principal opção quando o assunto é conversar com outros números de telefone celular pela internet e ainda possui grande apelo comercial para empresas e outros serviços profissionais.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O WhatsApp é a opção mais comum para conversar com seus contatos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O WhatsApp requer apenas um número de telefone celular para adicionar um contato e iniciar uma conversa em tempo real. Além dos bate-papos individuais, o app é muito utilizado para criar grupos e ainda disponibiliza serviços especiais para contas comerciais com o WhatsApp Business, facilitando vendas e contato com clientes. A plataforma também possui uma versão Web e aplicativos para computadores.

Apesar de estar envolvidos com polêmicas sobre a privacidade e envio de dados pessoais, todas as conversas são protegidas por criptografia de ponta a ponta. Entre as funcionalidades disponíveis, é possível realizar chamadas de áudio e vídeo, anexar documentos nas conversas, criar mensagens temporárias e publicar Status na plataforma. Desde maio de 2021, o aplicativo também disponibiliza uma ferramenta para enviar e receber pagamentos.

2. Telegram

Se o WhatsApp é a opção número um, o Telegram aproxima-se de ser um "plano B" no Brasil. O aplicativo destaca-se pela quantidade de funções disponíveis e possui uma comunidade ativa, mas ainda não consegue ultrapassar o concorrente na popularidade.

Telegram destaca-se pela quantidade de recursos disponíveis (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Telegram vai além da troca de mensagens. O app possui espaços para criar salas de áudio e vídeo, montar canais com listas de transmissão, grupos com até 200 mil pessoas e a possibilidade de inserir bots nas conversas. Há, ainda, versão Web e aplicativos para computadores que não precisam de conexão com o telefone celular para carregar contatos e chats.

A criptografia de ponta a ponta, recurso importante de privacidade das conversas, está presente apenas na criação de chats secretos, assim como a criação de mensagens temporárias. A interface do Telegram é personalizável e permite criar novos temas e esquemas de cores para as suas janelas de mensagens.

3. iMessage

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito

Também conhecido como Mensagens, o aplicativo da Apple é muito utilizado para conversar pela internet com outras pessoas que possuam iPhone, iPad, iPod Touch ou Mac. Com o seu número de telefone vinculado à conta, o aplicativo também recebe e envia mensagens por SMS ou MMS no iOS. Funciona, portanto, como uma plataforma versátil.

Use o app para conversar pelo iPhone (Imagem: Lucas Wetten/Captura de tela)

Um dos principais pontos positivos do iMessage é a variedade de opções para interação. É possível criar grupos, fixar conversas favoritas e criar animações específicas para os seus principais contatos. O aplicativo também permite utilizar o seu Memoji para completar o seu perfil e enviar figurinhas personalizadas.

O iMessage também possui uma grande integração com outros aplicativos instalados no seu aparelho, identificados com pequenos ícones acima do teclado durante a janela de conversa. O Apple Music (iOS), por exemplo, pode ser usado para encontrar e enviar músicas rapidamente, enquanto apps de terceiros podem enviar figurinhas, gifs e outros conteúdos nos seus chats.

4. Signal

O Signal é um mensageiro com foco na privacidade dos usuários. O aplicativo usa criptografia de ponta a ponta em todas as conversa e chamadas, além de criptografar informações pessoais do seu perfil. É uma ferramenta open source, com código aberto do próprio protocolo de segurança.

Signal é opção que reforça a privacidade durante as conversas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O uso do app também revela outros métodos de segurança. Ao criar o seu perfil na plataforma, é necessário configurar um PIN numérico para validar o acesso aos registros, e o aplicativo solicita a revisão desse código periodicamente. O Signal também disponibiliza recursos para borrar o rosto em fotos, envio de mensagens que se autodestroem em até 10 segundos e aviso de captura de tela das janelas de conversa.

O aplicativo disponibiliza alguns recursos comuns entre os mensageiros, como a criação de grupos, chamadas de áudio e vídeo, e uma versão para desktop. Apesar de não possuir tanta popularidade como WhatsApp e Telegram, o Signal surge como uma opção para quem deseja reforçar a privacidade nas conversas.

5. Discord

Ao contrário das opções anteriores, o Discord não precisa do seu número de telefone celular para funcionar. Isso não impede, entretanto, que a ferramenta seja muito útil para o seu dia a dia para trocar mensagens, acessar servidores e participar de chamadas de áudio ou vídeo.

Discord é uma interessante ferramenta para troca de mensagens (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Com sucesso inicial na comunidade gamer, a plataforma gradualmente conquistou diferentes públicos e consolida-se até mesmo para usos profissionais. Apesar de permitir conversas privadas, o Discord concentra grande parte das suas funções nos servidores: espaços — públicos ou privados — para mais de uma pessoa com opção para troca de mensagens, uso de bots e chamadas de vídeo ou áudio.

O aplicativo possui uma versão para navegadores e também está disponível para Linux, macOS e Windows. A plataforma ainda oferece o Discord Nitro, que traz mais opções personalizadas de emojis e foto de perfil, amplia o limite de caracteres por mensagens e destaca seu perfil nos servidores.

6. Messenger

Criado para as conversas privadas no Facebook, o Messenger também merece destaque. O aplicativo permite conversar com amigos ou páginas com conta na rede social e possui integrações com WhatsApp e Instagram para a criação de salas de bate-papo ao vivo com video. Assim como o Discord, não necessita do seu número de telefone celular vinculado à conta.

Aplicativo pode ser usado com sua conta do Facebook (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Nos celulares, o Messenger permite acessar as suas conversas rapidamente com balões suspensos na tela. Cada janela de conversa pode ser configurada com temas diferentes, emoji específico e opção para criar chats com mensagens que se autodestroem. Se quiser modificar o seu perfil, o Facebook tem uma versão própria de avatares 3D, similar ao Memoji, do iOS.

Além do uso pessoal, o Messenger também é uma opção para contato profissional. Caso possua funções administrativas de alguma página do Facebook, é possível acessar a caixa de mensagens e responder às conversas pelo seu celular.

Qual o seu app favorito? Comente!

Fonte: AppleTelegram, WhatsApp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.