Publicidade

Ligações de spam: 6 dicas para identificá-las e evitar 'dores de cabeça'

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

As ligações de spam são mais frequentes, mas meios para identificá-las e até mesmo evitá-las. É o caso de ferramentas de bloqueio do celular, que permite restringir chamadas de números específicos de maneira nativa.

6 dicas para identificar e evitar chamadas de spam

Confira abaixo formas de identificar e evitar spam. Neste conteúdo você confere:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  1. Verifique o número de telefone
  2. Utilize um identificador de chamadas
  3. Não compartilhe informações sigilosas
  4. Desconfie de ofertas “boas demais”
  5. Use fontes oficiais
  6. Bloqueie números suspeitos

Verifique o número de telefone

Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), contatos de telemarketing são obrigadas a usar números com prefixo “0303” para fazer suas ligações. Dessa forma, fica mais fácil para identificar quando é uma chamada para oferecer produtos e serviços.

Contudo, em alguns casos, as chamadas podem vir de números sem o prefixo. Além disso, no caso de fraudes, golpistas utilizam recursos para alterar o número no identificador para se passar por um banco, operadora de telefonia e afins.

Utilize um identificador de chamadas

Em celulares de diversas marcas, incluindo Motorola, Samsung e Xiaomi, há um identificador de chamadas nativo, que mostra “possível fraude” ou “possível spam” ao receber uma chamada suspeita. 

Caso não queira ativar a função ou o seu celular não ofereça, é possível utilizar aplicativos como o Truecaller, Whoscall ou o Hiya

Não compartilhe informações sigilosas

Continua após a publicidade

Uma instituição bancária ou órgão oficial do governo não pedirá informações como senhas, número de cartões e documentos por telefone, já que possuem todos esses dados em seu sistema. 

Caso te peçam informações sensíveis durante uma ligação, desligue imediatamente e denuncie o número, pode ser uma tentativa de golpe. 

Desconfie de ofertas “boas demais”

Fique atento em chamadas em que te oferecem produtos ou serviços por preços muito abaixo do comum

Continua após a publicidade

Nessas ligações, normalmente, há um tom de urgência e pedem para que você faça uma transação durante a chamada, seja passando dados pessoais por telefone ou clicando em algum link enviado. 

No fim, a intenção real da ligação é aplicar um golpe ou roubar seus dados.

Use fontes oficiais

Continua após a publicidade

Sempre utilize meios de confiança, como sites e aplicativos oficiais de instituições, para confirmar informações e números de telefone.

Caso receba uma ligação de um suposto banco ou loja falando sobre uma compra de grande valor aprovada, não continue na ligação e procure os contatos oficiais para confirmação do ocorrido.

Bloqueie números suspeitos

Para diminuir a quantidade de ligações de spam, bloqueie todos os números suspeitos que te ligarem

Continua após a publicidade

Algumas dessas ligações servem como “confirmação” de que o número existe, e outras empresas ou pessoas podem tentar contatá-lo. Ou seja, ao bloquear contatos desse tipo, as chances de ligarem novamente ficam menores.

Veja também:

VÍDEO: CUIDADO ao trocar o seu CELULAR!

Continua após a publicidade