Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instalação de apps no Chrome ganha novo visual estilo Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Abril de 2023 às 12h53

Link copiado!

Rubaitul Azad/Unsplash
Rubaitul Azad/Unsplash

O Google Chrome ganhou uma nova interface para apresentação de web apps no processo de instalação no navegador que se assemelha ao design da Play Store do Android e traz mais informações ao usuário sobre o aplicativo.

Com a Richer Install UI, desenvolvedores de aplicativo podem incluir um campo de descrição e capturas de tela para destacar as funcionalidades do web app. A interface está disponível a partir das versões Chrome 94 para celular e Chrome 108 para desktop.

Mais destaque aos web apps

Continua após a publicidade

A Richer Install UI muda a experiência de instalação de web apps, que até agora era reduzida a uma caixa de diálogo com o botão “instalar” e não trazia detalhes sobre o aplicativo. A interface proporciona uma visão mais familiar aos usuários, com um design parecido com as lojas usuais de aplicativos.

Na versão para desktop, a interface apresenta uma janela a partir da barra de endereço com as informações sobre o aplicativo a ser instalado no navegador. Pelo celular, a ficha com informações sobre o app aparece deslizando de baixo para cima.

A Richer Install UI pode encorajar os desenvolvedores a apostar mais em seus web apps, como uma alternativa mais compatível com telas maiores e que ocupam menos espaço de armazenamento do que os aplicativos nativos.

Continua após a publicidade

O Google Chrome chegou recentemente à versão 112 com o fim do suporte à instalação de apps pela Web Store, mantendo apenas os temas e as extensões na loja virtual do navegador. Diante disso, esse ajuste visual parece vir a calhar para tornar a interação das pessoas com os aplicativos web muito mais sutil e agradável.