Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome 112 chega com mudança no suporte a apps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Abril de 2023 às 13h40

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google liberou o Chrome 112 com as tradicionais melhorias para seu navegador e um ajuste importante: o destaque da atualização é o fim do suporte à instalação de apps pela Web Store.

O Chrome 112 manterá apenas a instalação de temas e extensões pela loja virtual do navegador. Aplicativos, contudo, precisarão ser baixados por algum outro local, já que o recente update acaba com isso.

Continua após a publicidade

A remoção da guia Apps foi aplicada na loja virtual, então usuários do Chrome não verão mais a opção para baixar softwares por lá. Essa opção deve ser substituída em breve pelos Progressive Web Apps (PWA), embora ainda sem uma data para isso ocorrer.

Os PWA rodam diretamente no navegador, são mais rápidos e oferecem suporte a salvamento na nuvem. Além disso, apresentam maior segurança para o usuário porque não precisam ser gravados no computador, o que impede a disseminação de malwares.

Fim do suporte a apps no Chrome

A decisão de parar de oferecer apps comuns na Web Store é antiga, mas somente foi adotada em definitivo no Chrome 112. Os desenvolvedores que pretendem oferecer suas soluções de software deverão recriá-las usando o formato PWA.

Continua após a publicidade

Especificamente para quem não pode abrir mão dos apps instalados, porque são essenciais para o trabalho ou na rotina, o Google lançou um sinalizador específico. Ao ativá-lo, a pessoa poderá manter as versões antigas pode mais duas versões do navegador, ou seja, até o Chrome 114.

Essa troca também deve afetar o sistema ChromeOS em algum momento. Para evitar problemas agora, a empresa manterá o suporte por lá até 2025, mas, depois disso, os Chromebooks também rodarão exclusivamente os PWAs — como já vinha fazendo em algumas situações desde 2020.

Mais novidades do Chrome 112

Continua após a publicidade

Além do fim dos apps tradicionais, o Chrome 112 também adiciona suporte à interface do Material You no Android. O tema dinâmico vai permitir deixar o navegador com o esquema de cores do papel de parede do usuário nos celulares.

A barra de endereços do programa recebeu um ajuste para ficar mais alta em relação à anterior. Esse visual já tinha sido exibido na Pesquisa do Google e agora foi implementado também no Chrome para alinhar o design.

Ainda sobre o visual, o app deve ter alguns ícones ajustados para oferecer bordas arredondadas. Esses ajustes devem ser o último passo do Google para deixar o Chrome igual às demais mudanças estilísticas dos aplicativos.

Como atualizar para o Chrome 112?

Continua após a publicidade

O Chrome 112 já está liberado para todos os usuários, então qualquer pessoa pode baixá-lo no site oficial. Quem já tem instalado precisa apenas atualizar o programa para a versão mais recente. Siga o passo a passo abaixo para migrar para o Chrome 112:

  1. Procure o menu de três pontos, no canto superior direito;
  2. Vá até a opção “Ajuda”;
  3. Clique em “Sobre o Google Chrome”;
  4. O navegador fará o download e a instalação automática;
  5. Reinicie o Chrome e pronto.

Melhorias das versões recentes do Chrome

Continua após a publicidade

O Chrome 111 chegou em março de 2023 e teve como destaque a remoção da ferramenta Cleanup Tool, uma espécie de “antivírus” para limpeza de softwares indesejados e suspeitos (UwS). Na época, a companhia garantiu que a solução não era necessária porque a incidência de UwS caiu drasticamente nas máquinas dos usuários.

Já o Chrome 110 chegou em fevereiro de 2023 para otimizar o Google Tradutor. O usuário passou a poder especificar quais idiomas deseja traduzir automaticamente ou apenas desativar o recurso para nunca fazer a conversão.