Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram vai aposentar os apps Boomerang e Hyperlapse

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2022 às 10h49

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Instagram

O Instagram removeu das lojas oficiais de Android e iOS seus aplicativos autônomos Boomerang e Hyperlapse. A remoção não havia sido anunciada de forma oficial e pegou algumas de surpresa quem ainda usavam o app para criar seus conteúdos sem depender da rede social.

A exclusão dos aplicativos ocorre logo após o fim do suporte ao aplicativo IGTV, no dia 28 de fevereiro, e de mudanças que refletem um processo de centralização do Instagram. Há algum tempo que os desenvolvedores trabalham para consolidar tudo no app principal, assim fica mais fácil de gerenciar as melhorias.

Continua após a publicidade

A função Boomerang ainda terá suporte nos Storie, enquanto o Layout continuará a ser um aplicativo independente nas lojas. Dessa forma, a ausência dos programas que se foram não devem ser tão prejudiciais assim, embora exija alguma adaptação na rotina de quem prefere produzir conteúdos em apps nativos.

Não é possível mais localizar os programas na busca e não há mais listagem deles quando se pesquisa por apps relacionados ao Instagram. Até mesmo o acesso por link direto, que alguns usuários relatavam ainda permitir o acesso, já deixou de funcionar — agora, você se depara com uma mensagem de erro.

Fim dos aplicativos autônomos?

O Hyperlapse é uma técnica fotográfica que usa o time-lapse para criar uma sequência animada a partir de fotos estáticas. A posição na câmera muda conforme cada captura para construir uma espécie de movimento (travelling) em grandes distâncias. Fazer isso manualmente é bastante trabalhoso, por isso o app permitia a criação do efeito de modo infinitamente mais simples.

Continua após a publicidade

O app autônomo Hyperlapse foi revelado em 2014, após a compra da empresa Luna pelo Instagram. Na época, a inovadora técnica fez da aquisição um grande negócio para fortalecer o serviço de publicação de fotos, que já se destacava pelos filtros e outros recursos visuais. Não está claro se o recurso irá para a versão principal do Instagram, mas a funcionalidade já está incorporada no app Layout.

Já o Boomerang cria uma sequência curta de vídeo em loop, bem parecido com um GIF. Esse efeito é obtido com uma sequência de fotos posicionadas automaticamente em sequência. O app dedicado foi lançado em 2015 e só um ano depois foi incorporado como uma funcionalidade dos Stories.

Quem já possui os apps instalados ainda poderá utilizá-los, porém é possível que ambos percam as funcionalidades com o passar do tempo. Lembre-se que não é mais possível baixá-los desde o dia 1º de março, portanto nem pense em apagar — ou não será possíveç reinstalá-los novamente via Play Store ou App Store.

Continua após a publicidade

Fonte: Matt Navarra