Instagram vai aposentar os apps Boomerang e Hyperlapse

Instagram vai aposentar os apps Boomerang e Hyperlapse

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2022 às 10h49
Reprodução

O Instagram removeu das lojas oficiais de Android e iOS seus aplicativos autônomos Boomerang e Hyperlapse. A remoção não havia sido anunciada de forma oficial e pegou algumas de surpresa quem ainda usavam o app para criar seus conteúdos sem depender da rede social.

A exclusão dos aplicativos ocorre logo após o fim do suporte ao aplicativo IGTV, no dia 28 de fevereiro, e de mudanças que refletem um processo de centralização do Instagram. Há algum tempo que os desenvolvedores trabalham para consolidar tudo no app principal, assim fica mais fácil de gerenciar as melhorias.

A função Boomerang ainda terá suporte nos Storie, enquanto o Layout continuará a ser um aplicativo independente nas lojas. Dessa forma, a ausência dos programas que se foram não devem ser tão prejudiciais assim, embora exija alguma adaptação na rotina de quem prefere produzir conteúdos em apps nativos.

Não é possível mais localizar os programas na busca e não há mais listagem deles quando se pesquisa por apps relacionados ao Instagram. Até mesmo o acesso por link direto, que alguns usuários relatavam ainda permitir o acesso, já deixou de funcionar — agora, você se depara com uma mensagem de erro.

Fim dos aplicativos autônomos?

O Hyperlapse é uma técnica fotográfica que usa o time-lapse para criar uma sequência animada a partir de fotos estáticas. A posição na câmera muda conforme cada captura para construir uma espécie de movimento (travelling) em grandes distâncias. Fazer isso manualmente é bastante trabalhoso, por isso o app permitia a criação do efeito de modo infinitamente mais simples.

O Hyperlapse foi lançado como uma ferramenta independente, embora relacionada ao Instagram e Facebook (Imagem: Reprodução/Instagram)

O app autônomo Hyperlapse foi revelado em 2014, após a compra da empresa Luna pelo Instagram. Na época, a inovadora técnica fez da aquisição um grande negócio para fortalecer o serviço de publicação de fotos, que já se destacava pelos filtros e outros recursos visuais. Não está claro se o recurso irá para a versão principal do Instagram, mas a funcionalidade já está incorporada no app Layout.

Já o Boomerang cria uma sequência curta de vídeo em loop, bem parecido com um GIF. Esse efeito é obtido com uma sequência de fotos posicionadas automaticamente em sequência. O app dedicado foi lançado em 2015 e só um ano depois foi incorporado como uma funcionalidade dos Stories.

Quem já possui os apps instalados ainda poderá utilizá-los, porém é possível que ambos percam as funcionalidades com o passar do tempo. Lembre-se que não é mais possível baixá-los desde o dia 1º de março, portanto nem pense em apagar — ou não será possíveç reinstalá-los novamente via Play Store ou App Store.

Fonte: Matt Navarra  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.