Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram prepara recurso de fotos espontâneas estilo BeReal

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2022 às 14h44

Link copiado!

Gabrielle Henderson/Unsplash
Gabrielle Henderson/Unsplash

O Instagram começou a testar um recurso de compartilhamento de fotos espontâneas e sem filtros no melhor estilo BeReal. A novidade, chamada Candid Challenges (algo como "Desafios sinceros", em tradução livre), e tem como objetivo valorizar a imagem das pessoas e a autoaceitação do corpo.

O desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi foi quem identificou a movimentação do Instagram em uma versão de testes do app. Ele compartilhou um print de tela em seu perfil no Twitter no qual revela como a adição deve funcionar.

Continua após a publicidade

O Candid Challenge exibirá uma notificação todos os dias, horários diferentes, para estimular a participação. Cada pessoa deverá tirar uma foto em até dois minutos e publicar para seus amigos visualizarem.

Participantes deverão utilizar a câmera dupla do Instagram para registrar o momento. Será tirada uma foto com a lente frontal e outra com a traseira simultaneamente, assim você mostrará como está sua aparência momentânea e em qual local está.

Imagens naturais

Não está claro se isso funcionará como uma ferramenta do Instagram ou se será algum tipo de adesivo, ao estilo "Sua vez", que seria aplicado aos Stories e aos Reels. A segunda opção é a provável, porque ajudaria na disseminação do desafio junto ao público da rede.

Continua após a publicidade

A funcionalidade ainda está em fase de desenvolvimento, logo não dá para saber quando ou mesmo se será lançada. O Instagram não comenta sobre recursos em teste interno, portanto só resta aos usuários aguardem por mais novidades.

Diferentemente de outros desafios, que podem ser perigosos ou nocivos, este tem o propósito de valorizar a espontaneidade e a beleza natural que toda pessoa tem. Por outro lado, a prática deve ser encarada como algo divertido, e não como uma obrigação, sem que a pessoa precise se produzir ou trocar de roupa para a foto.

O Instagram sofre com críticas de segmentos sociais há algum tempo por supostamente exercer um efeito nocivo na autoimagem dos usuários, especialmente adolescentes. A plataforma já trouxe várias ferramentas para tentar combater o problema, como o banimento de menores de 12 anos, mas ainda não foi suficiente. Iniciativas como essa, de minimização dos filtros, pode ajudar as pessoas a aceitarem sua própria aparência e corpo.