Publicidade

Instagram deixa você acelerar reprodução dos Reels; saiba como

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram agora permite que você assista a Reels no dobro da velocidade com apenas um toque na tela. A novidade foi revelada pelo site TechCrunch nesta quinta-feira (27).

Basta tocar e manter o dedo pressionado num dos cantos da tela para acelerar a reprodução — ao soltar, o vídeo volta à velocidade normal. O recurso funciona da mesma forma no TikTok, grande rival dos Reels nos vídeos curtos, e atende a um pedido antigo da comunidade que usa ambas as plataformas. 

Antigamente, o Instagram não tinha uma opção para mudar a velocidade de reprodução e o comando de pressionar e segurar a tela apenas pausava o vídeo. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Acelerar o conteúdo é um hábito recorrente em plataformas como TikTok e YouTube, então a rede segue a tendência do mercado — ainda que isso possa gerar críticas sobre “brain rot” e passar muito tempo no celular.

Como acelerar um vídeo dos Reels

Siga estes passos:

  1. Abra um vídeo dos Reels no Instagram para celulares;
  2. Toque e mantenha o dedo pressionado no canto esquerdo ou direito da tela;
  3. Veja o vídeo com o dobro da velocidade;
  4. Solte o dedo para voltar ao normal.

O Instagram não permite ajustar manualmente a velocidade, como ocorre no YouTube. O recurso começou a ser distribuído recentemente, então pode demorar para chegar a todos os aparelhos. Vale a pena deixar o app atualizado para receber as novidades o quanto antes.

Reels ficaram mais longos em 2025

Além de atender a um pedido da comunidade, o novo recurso de acelerar vídeos é uma alternativa para assistir aos Reels mais longos — no começo do ano, a rede social aumentou o limite dos envios para até três minutos de duração.

Portanto, a novidade também pode ser útil para as métricas de criadores, já que mais pessoas podem chegar até o final dos vídeos mais extensos.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: como era o visual antigo do Instagram?