IA nativa do Opera, Aria é lançada no iPhone
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •
A Aria, inteligência artificial do navegador Opera, chegou nesta quarta-feira (16) ao iOS. O produto é mistura a base do ChatGPT com tecnologia própria do navegador e está disponível gratuitamente para os donos de iPhone.
- Foco na privacidade | Os 8 navegadores mais seguros no Android
- Opera GX agora cria histórico de navegação falso para proteger sua reputação
A IA do Opera já havia sido lançada para Android e desktop, incluindo os sistemas Windows, macOS e Linux.
Os recursos da Aria
A Aria é uma ferramenta de IA generativa que se conecta à tecnologia GPT da OpenAI. O serviço é aprimorado pela arquitetura Composer própria da Opera, que concede aos usuários acesso a resultados da web em tempo real e facilita a colaboração da inteligência artificial em tarefas como recuperação de informações, geração de texto ou código e consultas de produtos.
A IA no Opera oferece insights inteligentes, ideias inovadoras e comandos de voz responsivos em uma experiência totalmente controlada pelo usuário. Para utilizar a ferramenta, é preciso fazer o login em uma conta da Opera.
A Aria está disponível em mais de 180 países e já é utilizada por mais de 1 milhão de usuários, revelam seus criadores.
Navegação mais segura na web
O navegador Opera é conhecido por oferecer uma navegação mais segura e veloz na internet em comparação com os aplicativos mais comuns, como o Google Chrome e o Microsoft Edge.
O Opera possui um bloqueador de anúncios integrado que protege os usuários de anúncios indesejados e permite o carregamento mais rápido de páginas da web. No sistema iOS, o navegador conta ainda com o sistema de Prevenção Inteligente de Rastreamento da Apple, que bloqueia cookeis de rastreamento de terceiros.