Publicidade

Aria | IA do Opera chega ao Android

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Opera

O Opera anunciou recentemente a Aria, a inteligência artificial nativa que estreou no Opera One e desde esta semana faz parte do Opera tradicional. Agora, a novidade também está disponível na versão para Android. A assistente é fruto de uma parceria com a OpenAI e usa GPT-3.5 — mesma tecnologia da versão gratuita do ChatGPT.

Agora no Android

Além de ser gratuita, a Aria para Android também vem equipada com a arquitetura Composer AI do próprio Opera. Nesse caso, a assistente se torna capaz de se conectar com diversos modelos de IA e pode incorporar novas funcões com o passar do tempo, como serviços de buscas fornecidos pelos parceiros-chave da Opera e adicionar resultados em tempo real com mais eficiência.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para usar a Aria, basta fazer login com a conta Opera e acioná-la no menu do app para Android. A partir disso é possível usar o chatbot para buscar informações, gerar de textos e código ou até mesmo responder perguntas sobre produtos, por exemplo. Ao abrir links com a IA, ela se transforma em pop-up e fica mais fácil navegar ao mesmo tempo que utiliza a ferramenta — e quem preferir pode desativar a assistente.

A vice-presidente de Produto do Opera para Android, Stefan Stjernelund, disse que a companhia está "extremamente empolgada em colocar o potencial da IA no bolso de todos, para que os usuários possam ter uma ferramenta de IA nativa como a Aria sempre à mão quando estiverem em movimento".

Quem quiser já pode testar a Aria no Android baixando o app na Play Store. O navegador open source também ganhou um visual novo em comemoração à sua centésima versão.