IA Luzia não funciona mais no WhatsApp; saiba por que
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O chatbot Luzia foi, por muito tempo, uma das principais opções para usar uma IA no WhatsApp. No entanto, usuários foram surpreendidos no mês de maio ao receberem uma mensagem do bot que informa que a ferramenta parou de funcionar no mensageiro da Meta. O Canaltech contato os criadores da IA e foi informado de que ela não está mais disponível no Zap por conta dos valores para uso da API cobrados pela Meta, dona do app de mensagens.
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Quem abre uma janela de conversa com a Luzia no WhatsApp recebe a mensagem “no momento, não estou disponível no WhatsApp devido aos custos da plataforma”, seguido de um link para baixar o aplicativo da IA para Android. Você até pode mandar mensagens, mas o perfil não responde a nenhum comando.
O serviço foi lançado em maio do ano passado e atingiu 20 milhões de usuários com seis meses de existência. O sucesso também pode ser creditado à presença do chatbot no WhatsApp, no qual era possível transcrever áudios, responder a perguntas e gerar imagens dentro de uma conversa com o mensageiro.
Por que a IA Luzia não funciona no WhatsApp?
Como a própria mensagem de aviso já indica, a Luzia parou de funcionar no WhatsApp devido aos custos para manter a plataforma por lá. Procurada pelo Canaltech, a empresa alega que ficou inviável usar a API do WhatsApp Business, pois o serviço fica mais caro conforme a quantidade de usuários.
"Nossa decisão de migrar do WhatsApp para nosso próprio app é direcionada pelo nosso compromisso aos usuários e nossa dedicação de oferecer serviços de IA gratuitos e de alta qualidade", informa o CEO da Luzia, Álvaro Martinez Higes, em nota.
"No entanto, o modelo de precificação da Meta e os altos custos do WhatsApp restringem nossa habilidade de oferecer uma versão gratuita da Luzia na plataforma. Nós pagamos por usuário diário, então com mais usuários, o serviço fica mais caro e torna insustentável oferecer algo gratuito a longo prazo", completa.
A empresa afirma que "investiu milhões de dólares" para trazer a Luzia gratuitamente aos brasileiros e considera difícil a decisão de sair do WhatsApp, mas reforça foi uma medida necessária para atender mais usuários. Porém, um retorno ao WhatsApp está descartado, pelo menos nos termos atuais oferecidos pela Meta.
"Enquanto o WhatsApp é uma excelente plataforma para usuários interagirem com a Luzia e muitos outros chatbots menores de IA, os altos custos e limitações impostas pela Meta nos forçam a priorizar nosso app. Apesar de nossos esforços para influenciar a Meta a mudar o modelo de negócios para refletir a realidade dos chatbots, não vimos desejo de mudança", explica o CEO.
Como usar o chatbot fora do WhatsApp
O WhatsApp trazia uma grande comodidade para os usuários, mas ainda é possível acessar a IA pelo aplicativo da LuzIA (Android | iOS) ou pelo Telegram, principal rival do Zap. "Nós reconhecemos que esta transição pode causar algum atrito na experiência do usuário e lamentamos isso", comenta o CEO Álvaro Higes. "Portanto, estamos trabalhando duro para fazer valer a pena criando o melhor aplicativo de IA do mundo e nosso compromisso é o de melhorar a experiência do usuário em novsos novo app", completa.
De acordo com dados divulgados pela empresa de IA, o app da Luzia acumulou mais de 2 milhões de downloads nos últimos 7 dias, contando as versões na App Store e na Play Store. A plataforma tem uma janela para o chatbot e fornece acesso a todas as ferramentas disponíveis da IA, como geração de imagens e transcrição de áudios. Além disso, é possível navegar entre diferentes personagens com base na inteligência artificial.
Pelo Telegram, basta acessar t.me/luzia_bra_bot e iniciar uma conversa com a ferramenta.
Luzia não foi a única
Outro chatbot popular deixou de funcionar no WhatsApp: o Pi AI, que atua como uma espécie de bot para ajudar com palavras motivacionais durante o dia. Além de uma mensagem exibida no mensageiro, a Inflection AI, responsável pela ferramenta, informa no site oficial que encerrou o suporte a todos os apps de terceiros no dia 10 de maio deste ano.
Vale lembrar que em meio a essa debandada a Meta já lançou uma IA integrada ao WhatsApp, capaz de responder a diversos comandos de texto. O serviço foi distribuído para países que usam o inglês como idioma principal em abril deste ano e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.
O Canaltech entrou em contato com a Meta para um comentário sobre o tema, mas ainda não teve retorno.