Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como testar o Gemini, a IA do Google, na busca e outros produtos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Maio de 2024 às 16h24

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre Google

Através da plataforma Google Labs, é possível testar o Gemini em novas soluções e produtos da companhia, como os “Resumos Gerados com IA na Busca” e a integração do assistente em aplicativos do ecossistema Workspace. A plataforma também reúne outros experimentos com modelos de inteligência artificial do Google, como as ferramentas de geração de imagens, músicas e vídeos a partir de comandos de texto.

Como ver resumos gerados com IA na Busca

Os “Resumos Gerados com IA na Busca” (AI Overviews in Search, em inglês) podem ser ativados e usados de graça por qualquer pessoa na plataforma Google Labs através do login com uma conta pessoal do Google.

Continua após a publicidade

Os recursos de resumo com o Gemini na Busca podem aparecer na página de resultados da pesquisa no app Google, em alguns navegadores para celulares e no Chrome para computadores quando você ativa a experiência.

Como ativar a IA na Busca

  1. Acesse labs.google;
  2. Em “AI Overviews in Search”, acesse “Get Started”;
  3. Clique em “Fazer login”;
  4. Acesse com uma conta pessoal Google;
  5. Ative o experimento.

Os experimentos com IA na Busca não estão disponíveis para contas do Google Workspace, incluindo contas corporativas e do Google Workspace for Education.

Continua após a publicidade

Como usar a IA na Busca do Google

Após ativar o experimento no Google Labs, você pode experimentar os resumos gerados com IA ao fazer pesquisas no buscador da empresa.

No exemplo abaixo, a AI Overview apresenta um resumo sobre “o que é o Canaltech” acima dos links clicáveis do site e outras páginas na web. Ao lado, é possível clicar no botão de três pontos para ver mais detalhes sobre a resposta gerada pela IA.

Continua após a publicidade

O "AI Overview" é a consolidação da Experiência de Pesquisa Generativa (SGE, na sigla em inglês) que o Google realizada desde o ano passado com uma parcela do público.

Integração do Gemini no Workspace

Pelo Google Labs também é possível acionar a integração do Gemini nos aplicativos Workspace — como Gmail, Documentos, Planilhas e Meet — e utilizar a IA como assistente na elaboração de tarefas.

No entanto, essa aplicação é restrita para contas empresarias e com liberação do administrador. Além disso, o experimento é gratuito para teste apenas por 14 dias.

Continua após a publicidade
  1. Acesse labs.google;
  2. Em “Gemini for Google Worspace”, acesse “Learn more”;
  3. Clique em “Iniciar” para testar o experimento;
  4. Selecione login como proprietário ou funcionário de uma empresa;
  5. Inicie o teste nos aplicativos da conta Workspace.

Você também pode experimentar as novas IAs para geração de imagens, vídeos e música pela plataforma Labs do Google.