"Help": imagens do Google Maps com pedido de ajuda viralizam na web
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

Uma imagem de satélite do Google Maps em Los Angeles, nos Estados Unidos, viralizou ao mostrar um terreno aberto com supostos pedidos de ajuda que podiam ser vistos de cima. É possível ver palavras como “HELP” (“Ajuda”, em tradução livre), “TRÁFICO” e “TERRORISMO”, o que deixou muita gente preocupada no Reddit e no X com uma possível atividade criminosa.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 7 lugares estranhos no Google Earth
- 10 lugares de acesso limitado que podem ser vistos pelo Google Earth
Uma publicação no X com a legenda “O que está acontecendo em Los Angeles?” e a imagem do Google Maps (que também pode ser encontrada no Google Earth) já acumulou mais de 500 mil curtidas na plataforma. A movimentação foi tão grande que rendeu uma investigação da polícia local sobre o caso.
O que aparece no Google Maps?
As imagens no Google Maps estão localizadas em um terreno próximo à ponte César Chavez, em Los Angeles, e apareceram no registro das imagens de satélite entre junho de 2023 e fevereiro de 2024.
Palavras como “Help”, “Terrorismo” e “FBI” dão a entender que se trata de um pedido de ajuda para autoridades. Algumas feitas no chão podem ser vistas pelas imagens aéreas, enquanto outros registros foram feitos em parede e tapumes, vistos pelos pedestres ou pelo próprio Google Street View.
Caso você tenha curiosidade em conhecer o local, pode procurá-lo com as coordenadas 34°03'17.1"N 118°13'33.3"W. Usuários já até criaram uma localização personalizada no terreno com o nome "Help Road" ("Rua da ajuda", em tradução livre) como referência ao episódio.
O que dizem as autoridades
De acordo com a emissora local ABC News, a polícia de Los Angeles visitou o local no último domingo (26) e disse que “não encontrou evidência de ameaças ou atividade criminosa na área”.
Além disso, outro vídeo viralizou com uma pessoa que supostamente teria feito as marcações no terreno. O perfil da divisão central da polícia no X informou que já teve “várias tentativas de contato” com o indivíduo, que está no local há alguns anos, mas a pessoa recusou abrigo ou uma avaliação de saúde mental. A conta reforçou que não há evidência de tráfico humano no local.
O terreno pertence à empresa ferroviária Union Pacific. Em nota, a companhia alega que “um homem invadiu propriedades para repetidamente criar estas mensagens errôneas” no terreno e em espaços vizinhos.
Leia também:
- Como usar o Google Earth Timelapse
- 6 coisas descobertas por acidente no Google Earth
- Como ver imagens no Google Earth em 3D
VÍDEO: POR QUE EXISTEM CASAS BORRADAS NO MAPS?
Fonte: ABC 7