Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo dos EUA quer obrigar Facebook a quebrar encriptação do Messenger

Por| 17 de Agosto de 2018 às 21h50

Link copiado!

Governo dos EUA quer obrigar Facebook a quebrar encriptação do Messenger
Governo dos EUA quer obrigar Facebook a quebrar encriptação do Messenger
Tudo sobre Facebook

Mais uma vez, o Facebook está no centro de uma polêmica com o governo dos Estados Unidos. Dessa vez, o Departamento de Justiça quer que a empresa quebre a criptografia ponta a ponta do Messenger, seu aplicativo de mensagens. O pedido é para que o Departamento possa escutar conversas de certos usuários do aplicativo que estão envolvidos com a gangue MS-13.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, o caso está rodando em segredo nos tribunais da Califórnia. Isso quer dizer que nenhum documento ou informações sobre o andamento do processo podem ser revelados para o público, mas o Facebook não parece estar disposto a colaborar com o governo no caso.

A justificativa do Facebook é que, como o Messenger usa criptografia ponta a ponta, a empresa não tem acesso aos dados pedidos, e seria necessário ou acabar com a criptografia do aplicativo como um todo, ou hackear os aparelhos específicos das pessoas investigadas — coisas que a companhia se recusa veementemente a fazer, pois ambas as atitudes iriam ferir o direito à privacidade não apenas dos investigados, mas de toda a base de usuários.

O caso é bem parecido com a disputa que ocorreu entre o FBI e a Apple em 2015, durante as investigações sobre o atentado de San Bernardino. Na época, o FBI queria que a empresa destravasse o telefone de um dos envolvidos no atentado, o que foi prontamente negado pela companhia. O processo só não se arrastou pelos tribunais porque o FBI encontrou um profissional terceirizado que conseguiu fazer a liberação do aparelho.

Continua após a publicidade

A MS-13 é um gangue latina, formada principalmente por imigrantes de El Salvador, que tem aparecido muito na mídia por ser utilizada pelo presidente Donald Trump como o principal exemplo dos problemas existentes nas leis de imigração atuais do país.

Fonte: The Verge