Publicidade

GoPro quer ajudar do usuário básico ao avançado com o novo aplicativo Quik

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Maio de 2021 às 17h00

Link copiado!

Divulgação/GoPro
Divulgação/GoPro
Tudo sobre GoPro

A GoPro anunciou a evolução de seu aplicativo para dispositivos móveis com a mudança de nome para Quick há algumas semanas. Com a alteração, o app passou a funcionar omo uma espécie de galeria de fotos para o usuário organizar capturas preferidas, e não necessariamente feitas com uma câmera GoPro.

Canaltech conversou com o fundador e diretor-executivo da empresa, Nick Woodman, para saber mais sobre os objetivos da empresa com o Quik, e também para entender melhor o aplicativo e suas principais funções. De acordo com o executivo, a companhia quis aproveitar uma oportunidade de chegar a uma base de usuários maior do que apenas aqueles que compram uma câmera da marca.

“Muitas das soluções que oferecemos aos usuários da GoPro também serviriam a quem não tem uma câmera da marca, como tirar o melhor proveito das fotos e vídeos feitos com o celular ou a GoPro, seja selecionar as melhores, editar, cortar ou criar vídeos de destaques. É isso o que o Quik faz muito bem, e percebemos que havia essa oportunidade de servir aos usuários de smartphones e outras câmeras de maneira significativa”, explicou Woodman.

Continua após a publicidade

Para isso, bastou fazer alguns “pequenos ajustes aqui e ali” no app da GoPro já disponível para dispositivos móveis, abrindo várias de suas funções para além das fotos e vídeos capturados com uma GoPro. Assim, não apenas estes usuários poderiam “tirar o melhor proveito” de suas capturas, mas qualquer pessoa com um celular na mão — ou seja, uma base de mais de 5 bilhões de dispositivos ativos ao redor do mundo, segundo um estudo da GSMA publicado em setembro de 2019.

“É nosso primeiro lançamento que não está ligado diretamente à venda de uma câmera, então a GoPro está muito animada em finalmente servir um grande número de pessoas além de quem comprou uma câmera da marca”, observou o executivo.

Foco em organizar as fotos

Continua após a publicidade

Talvez a questão mais importante sobre o Quik é que o aplicativo tem como principal missão ajudar a organizar a grande quantidade de fotos e vídeos que o usuário registra todos os dias. Dá para criar murais para separar suas mídias, separando por eventos ou pessoas e animais de estimação, e como a seleção é manual, você coloca apenas os momentos que tiver gostado mais.

“O Quik torna simples e divertido o processo de dar sentido àquele grande número de fotos e vídeos que todos temos em nossos celulares”, explicou Woodman. “É uma maneira conveniente e rápida de acessar suas fotos. O Mural é meu recurso favorito no Quik porque não preciso mais ter medo de perder momentos importantes, já que estão todos no meu feed privado. É o aspecto emocionalmente mais satisfatório da minha experiência com o app”, descreveu o executivo.

O Quik também permite que assinantes sincronizem as mídias da GoPro direto na nuvem, além de oferecer a todos os usuários a habilidade de incluir fotos no mural diretamente de outros aplicativos. Você pode, por exemplo, salvar memes ou fotos de seus entes queridos direto do WhatsApp no mural sem precisar abrir o Quik.

Fácil para o todos os usuários

Continua após a publicidade

Outro ponto importante é a facilidade de uso do Quik, que foi desenvolvido não apenas para ajudar profissionais do audiovisual como também para o usuário comum, que quer organizar suas fotos ou até compartilhar os momentos mais bacanas de uma festa de aniversário, por exemplo. Por isso o app pode criar vídeos com trechos de vídeos e fotos selecionados, compartilhável nas redes sociais e no WhatsApp.

“Assim como a GoPro, que é poderosa o bastante para o profissional, e simples o bastante para qualquer pessoa. É a mesma abordagem”, observou Woodman. “De um lado, você tem as ferramentas de edição gratuitas, porém limitadas, que já vêm no seu celular ou PC, e do outro, ferramentas de companhias como a Adobe e afins, que são poderosas, mas desenvolvidas para profissionais ou quem é muito apaixonado por criar conteúdo. A oportunidade para a GoPro e para o Quik está bem no meio, por ser uma ferramenta bastante poderosa para o dia a dia de qualquer usuário, ao mesmo tempo em que oferece funcionalidades avançadas para os profissionais”, explicou.

Além disso, o app não se resume a apenas organizar suas fotos e vídeos em um Mural. O Quik “permite traduzir uma grande quantidade de dados, de fotos e vídeos de uma maneira que seja gostoso de assistir”. Woodman usou como exemplo um fim de semana passado em família, no qual você registra várias fotos e grava vários vídeos.

Continua após a publicidade

“É muita coisa para você ficar olhando de um em um, mesmo que só você, imagine compartilhar isso com seus familiares. Com o Quik, você pode compartilhar todo esse conteúdo em um único evento no seu Mural, e o app vai criar um vídeo de cerca de um minuto, com música de fundo, de maneira que fica mais fácil ver cada momento daquele dia especial”, exemplificou o executivo.

Versão desktop

De acordo com Woodman, a empresa tem um longo cronograma de atualizações para o app, que pretende liberar a cada duas semanas. Já há alguns recursos em desenvolvimento, mas ele não quis revelar nenhum em primeira mão, exceto pela disponibilidade em mais dispositivos no futuro.

Continua após a publicidade

“Temos planos para desenvolver experiência desktop também, pois sabemos que há pessoas interessadas em fotografia e videografia que guarda esse conteúdo em um disco rígido em um computador, e por fim levar tudo isso a uma nuvem para ajudar o usuário a encontrar as mesmas mídias esteja onde estiver, seja o computador, celular ou tablet”, contou.

Woodman também revelou que a GoPro trabalha em uma ferramenta para facilitar a edição manual de vídeos. Lembrando que o Quik já faz um trabalho de junção de fotos e vídeos em um clipe sincronizado com música, e o usuário pode editar este vídeo quase à vontade, recriando algo novo a partir de uma sugestão do algoritmo do app.

Resposta brasileira surpreende

A GoPro também se mostrou surpresa com a ótima resposta que o público brasileiro deu ao Quik. A diretora sênior, relações públicas global e Community Marketing da GoPro, Kelly Baker, celebrou a recepção da comunidade do país ao novo aplicativo, com bom aproveitamento das novas funções.

Continua após a publicidade

“Sempre olhamos para a comunidade brasileira da GoPro como guerreiros da linha de frente no compartilhamento de conteúdo, e a recepção ao novo app evidencia isso, sejam usuários da GoPro ou não”, disse ela.

Woodman complementou, também em elogios ao público daqui. “O brasileiro é um povo apaixonado, e é legal ver como nossa marca é forte no país, e é muito significativo para nós vermos o público brasileiro abraçar tão bem nossos produtos e serviços”, encerrou.