Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai deixar você escolher quais anúncios prefere ver na internet

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2022 às 09h55

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre Google

Nesta quinta (20), o Google inaugurou o My Ad Center, um hub que permitirá que usuários escolham quais tipos de publicidade desejam encontrar na Busca, no Discover e no YouTube. Anunciada em maio durante uma sessão para desenvolvedores no Google I/O, a função tornará o direcionamento de propagandas mais refinado, enquanto respeita as preferências de conteúdo do usuário sem necessariamente observar seus hábitos online.

A partir do My Ad Center, usuários podem escolher entre uma variedade de tópicos, incluindo saúde, esporte, livros, culinária e veículos. No menu, cada tema é apresentado com um ícone de “+/-”: tocar no “+” sinaliza ao Google interesse no conteúdo e, no “-”, mostra desinteresse no tema.

Continua após a publicidade

Mostrar que um tema não é relevante para você não desaparecerá com o conteúdo das plataformas da gigante, mas fará com que o algoritmo exiba o tema com menos frequência. Além disso, na aba “Brands” (“Marcas”, em português), é possível definir quais marcas devem aparecer mais vezes.

Evitando temas sensíveis

Outra parte interessante do My Ad Center está na possibilidade de gerenciar publicidade de “temas sensíveis”. Na aba “Sensitive” da ferramenta, usuários podem restringir a exibição de tópicos específicos, como publicidade relacionada a apostas, bebidas alcoolicas, perda de peso e vida amorosa — assuntos que, em alguns casos, podem despertar sentimentos negativos.

Mais privacidade

Também no My Ad Center, usuários podem restringir a exibição de informações pessoais para anunciantes, tais como idade, status de relacionamento e nível de educação.

Uso opcional

Apesar de tornar a distribuição de anúncios mais refinada e eficiente, o gerenciamento de preferências do My Ad Center é inteiramente opcional. Porém, usuários que decidirem não declarar suas preferências encontrarão anúncios menos interessantes durante a navegação pelo YouTube ou pelo app Google.

As preferências definidas pelo aplicativo afetam as plataformas do Google, então a publicidade que aparece durante a navegação web também pode sofrer influência das escolhas de tópicos.