Google TV recebe perfis infantis para controle parental e filtro de conteúdo
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Tomando ainda mais espaço do Android TV convencional, o Google TV continua com atualizações constantes e recursos inéditos para melhor atender as necessidades do centro de mídia de um lar. Carente de ferramentas de controle parental no relançamento, a plataforma recebeu opções avançadas para supervisão dos pais sobre a atividade de crianças, contidos no novo perfil "Kids".
- Google testa novo app do YouTube aprimorado para o Chromecast
- Google TV: o que é e como funciona a nova interface do Google
- Google TV chega ainda este ano às smart TVs da Sony e TCL
Mesmo que o objetivo principal do Google TV seja integrar qualquer televisão ao ecossistema Google através do Chromecast, o software apresentava sinais de “construção”. A ausência de opções para controle parental, por sua vez, era uma dessas razões, e implicava a presença de um adulto sempre que um pequeno tomasse o controle da televisão para assistir a um novo programa, vídeo ou desenho infantil.
Todos os perfis criados por lá apresentavam os exatos mesmos privilégios, perdendo apenas para o administrador do dispositivo. A criança podia acessar todo o catálogo de vídeos dispostos no menu, apresentados por ícones chamativos e possivelmente impróprios para menores, sujeitando o controle aos recursos inclusos em cada uma das plataformas — como o perfil “Kids” do Netflix ou o aplicativo YouTube Kids, também presente no sistema.
O novo perfil dedicado aos baixinhos, por outro lado, soluciona essa possível exposição a conteúdo nocivo e acrescenta domínio sobre os hábitos de uso da TV. O usuário responsável pelo perfil pode aproveitar a ampla integração com o ecossistema Google para levar adicionar a TV à contagem de tempo de uso, desligamento automático para dar tempo para o sono e monitorar a atividade de apps da TV — assim como bloqueá-los facilmente.
Além das regras controladas através de PIN numérico, o perfil Kids conta com temas especiais para tornar a navegação mais agradável. Segundo o Google, são três temas atuais no sistema: "dentro do oceano", "floresta jurássica" e "viagem espacial", compostos por figuras amigáveis e cores distintas para melhor se adequar à preferência do pequeno.
Ícones, descrições e a demonstração do conteúdo também são dispostos de forma mais simples para uma navegação mais fluida e didática para a criança que está descobrindo a interação com dispositivos inteligentes e controles remotos.
Para finalizar, ícones de identificação especiais estão a caminho da plataforma nas "próximas semanas", afirma o Google. Compras e assinaturas de serviços podem ser compartilhadas através do Google Play Family Library. Assim, os perfis especiais são incluídos no grupo familiar para uma experiência sincronizada e descomplicada para os pais.
Até agora, o Google TV está disponível em pouquíssimas plataformas além do novo Chromecast. Ainda não há venda oficial do dispositivo no país, tampouco previsão para sua chegada oficial, mas o sistema personalizado já está previsto para embarcar em smart TVs — como nos produtos da Sony e TCL —, o que indica que pode alcançar países antes mesmo que a venda oficial do dongle.
O perfil infantil será disponibilizado para os usuários do Google TV gradativamente, começando em março. Portanto, o descontrole sobre o conteúdo e tempo de uso da TV seguirá sem solução por mais algum tempo para muitos dos atuais pais que utilizam a plataforma.
Fonte: Google