Google Tradutor para Android agora salva suas traduções por voz em tempo real

Por Alberto Rocha | 22 de Agosto de 2020 às 16h00
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Uma das aplicações mais famosas quando o assinto é tradução, o Google Tradutor está recebendo importantes melhorias em sua versão para Android. Após no mês passado finalmente ganhar um tema escuro, agora se junta à tradução por imagem a possibilidade de salvar as transcrições de fala em tempo real, um ótimo recurso para quem se comunica com muitas pessoas de outra língua.

A novidade foi anunciada pela gigante das buscas na última quinta-feira (21) e já estava em teste há um tempo, foi vista pela primeira vez em maio, mas só agora está sendo liberada para os usuários em geral. As traduções podem ser favoritadas através do botão com formato de estrela e posteriormente acessadas no menu lateral na opção “Transcrições salvas”. Para os mais organizados, é possível renomeá-las também.

Salvar transcrições em tempo real está mais fácil no Google Tradutor (Imagem: Google)

Vale ressaltar que o recurso de transcrição simultânea está disponível apenas para áudios capturados a partir do microfone do dispositivo e, portanto, não transcreve arquivos gravados previamente.

Italiano se junta ao time de idiomas

O recurso de transcrição, até por ser um recurso de áudio/voz, é mais trabalhosa em relação ao texto e ainda não está disponível para muitos línguas. Aproveitando o update, a Google anunciou a entrada do italiano ao seleto grupo, agora com nove idiomas (português, inglês, francês, alemão, hindi, russo, espanhol e tailandês) entre os dialetos disponíveis para tradução em tempo real.

"Continuaremos a disponibilizar traduções de fala em uma variedade de situações. No momento, o recurso de transcrição funcionará melhor em um ambiente silencioso, com uma pessoa falando por vez. Em outras situações, o aplicativo ainda fará o possível para fornecer a essência do que está sendo dito. O modo de conversação no aplicativo continuará a ajudá-lo a ter uma conversa traduzida para frente e para trás com alguém", revela a Google em publicação oficial.

Ambas as novidades estão disponíveis a partir da versão mais recente do Google Tradutor disponível na Play Store (6.11).

Fonte: Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.