Google revela IA para ler as principais notícias do dia para você
Por André Lourenti Magalhães |
O aplicativo Google começou a testar um resumo de áudio gerado por IA personalizado para cada pessoa com as principais notícias do dia. O recurso recebeu o nome de Daily Listen (“Audição diária”, em tradução livre) e considera os assuntos mais acompanhados na busca e na aba Discover pelo indivíduo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático
- Agentes autônomos, modelos eficientes e mais: 6 tendências de IA para 2025
O “podcast” funciona da seguinte forma: a IA do Google analisa as notícias consideradas mais relevantes para o usuário e gera um capítulo diário de cerca de cinco minutos de duração para narrar os principais destaques. A tela do resumo permite acompanhar a transcrição, controlar a reprodução do áudio e ainda ver as fontes originais com as matérias usadas na criação.
O buscador informa que a função é personalizável, então cada pessoa tem um resultado diferente, e usa o ícone do Gemini para sinalizar uso de inteligência artificial. Inicialmente, o recurso foi liberado apenas no app do Google para Android e iOS.
De acordo com o site 9to5Google, a ferramenta está disponível para testadores nos Estados Unidos pela plataforma Search Labs, que reúne recursos experimentais da busca. O áudio gerado pela IA pode causar estranheza por não se tratar de uma pessoa real, mas o recurso pode ser útil para quem quer acompanhar notícias enquanto faz outras tarefas diárias ou na locomoção ao trabalho.
Não é o primeiro “podcast” de IA do Google
O Daily Listen é mais um teste do Google para gerar áudios com IA usando sites e outros artigos como base. No ano passado, a empresa lançou o recurso Audio Overviews na ferramenta NotebookLM, usada como um chatbot de IA abastecido apenas com informações cedidas pelo usuário.
Nesse caso, o NotebookLM simula uma conversa entre dois “apresentadores” feitos por inteligência artificial que discutem o tema e agem como se estivessem em um podcast de verdade.
Microsoft adotou solução parecida
A ideia de criar um resumo de áudio diário com IA também foi usada pela rival Microsoft: a Gigante de Redmond anunciou a ferramenta Copilot Daily em outubro do ano passado, que extrai informações de veículos parceiros como Reuters e Financial Times. De acordo com a empresa, os canais de imprensa serão remunerados por aparecerem nos capítulos.
O recurso, no entanto, foi liberado apenas em inglês para consumidores nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Leia também:
- Como falar com o ChatGPT | Converse por voz
- Como criar prompts eficazes para ter boas respostas do Meta AI
- Apple Intelligence: como usar a IA no iPhone
VÍDEO: Alexa não é IA? Você sabia disso? | Cortes CT
Fonte: 9to5Google