Copilot vai conversar com você por voz e criar resumos diários
Por André Lourenti Magalhães |
A Microsoft anunciou uma série de novidades para o chatbot de IA do Copilot nesta terça-feira (1º). Agora, a ferramenta ganha um aspecto ainda maior de assistente pessoal com a criação de resumos de notícias, aba de descobertas, opção para ler a tela e um inédito modo de conversa por voz.
“Grandes experiências tecnológicas são como você se sente, não o que há nos bastidores. Deve ser sobre o que você vivencia e não o que estamos construindo”, ressaltou o presidente-executivo da Microsoft AI, Mustafa Suleyman, o que reforça a personalização do chatbot. “O Copilot estará lá para você, do seu lado e sempre alinhado a seus interesses. Ele entende o contexto da sua vida enquanto protege sua privacidade, seus dados e sua segurança”, completou.
Copilot por voz
O Copilot Voice permite criar uma conversa ininterrupta de áudio com a IA. É possível escolher entre até quatro modelos de voz e bater papo com o assistente de forma praticamente instantânea, como se estivesse participando de uma ligação. O recurso pode ser útil para tirar dúvidas no PC e no celular sem a necessidade de digitar.
Os assistentes de voz que lembram cada vez mais o filme Ela (2013) se tornaram a grande tendência do mercado de IA generativa neste ano, adotada por ChatGPT, Gemini e agora pela ferramenta da Microsoft.
Resumos diários e descobertas
A Gigante de Redmond também anunciou o Copilot Daily, que cria um resumo diário de notícias para começar o dia com os principais assuntos do momento e outros temas do interesse do usuário.
No entanto, a ferramenta foi liberada apenas nos EUA e no Reino Unido e vai contar apenas com materiais de fontes autorizadas — atualmente, a empresa revela colaborações com nomes como Reuters e Financial Times, mas vai ampliar a lista no futuro.
A IA também ganhou uma nova aba chamada Discover, que traz dicas de prompts e recursos do Copilot para ajudar em tarefas cotidianas, com base no histórico de pesquisas de cada usuário. Visualmente, a tela lembra a aba de descobertas do Google, com a diferença de que não mostra notícias.
Copilot Vision
O Copilot Vision consegue identificar tudo o que está acontecendo na tela do computador ou do celular e desenvolver respostas a partir disso. Considerando o fator multimodal da IA, é possível usar o Vision para analisar fotos enquanto conversa com o assistente por áudio, por exemplo.
A Microsoft destacou alguns ajustes de privacidade para o Vision e não quer passar pela mesma confusão do Recall. O recurso é desativado por padrão e precisa ser ligado pelo usuário, não funciona em segundo plano, não armazena dados das consultas e também não pode ser usado para burlar paywalls e outras ferramentas de restrição de conteúdo.
Modo de raciocínio
Por fim, o recurso Think Deeper (“Pense profundamente”, em tradução livre) reforça o Copilot para prompts mais complexos e que exigem um raciocínio lógico maior. O tempo de resposta aumenta, mas a IA consegue trazer respostas detalhadas e o passo a passo para diferentes consultas. Inicialmente, a ferramenta só pode ser acessada pelo novo Copilot Labs, que concentra recursos experimentais.
Disponibilidade
Os recursos serão lançados no Copilot para navegadores e nas versões do assistente para Android e iOS — mais um indício de que a Microsoft quer tornar a IA uma ferramenta útil em várias situações do dia, ao invés de algo mais concentrado nos PCs.
Porém, vai demorar um pouco para acessá-los no Brasil. O Copilot Voice chega primeiro para países falantes da língua inglesa, enquanto o Daily foi lançado nos EUA e no Reino Unido e o Vision começa em testes limitados aos Estados Unidos.
O evento de hoje da Microsoft também contou com o lançamento da grande atualização 24H2 do Windows 11: confira o que muda.
LEIA TAMBÉM:
-
Por que o Internet Explorer 6 foi o pior navegador da história?
- WhatsApp lança filtros e planos de fundo para chamadas de vídeo
VÍDEO: POR QUE SEU PRÓXIMO COMPUTADOR PROVAVELMENTE SERÁ UM AI PC?