Google quer facilitar a separação de apps para uso pessoal e trabalho para todos

Google quer facilitar a separação de apps para uso pessoal e trabalho para todos

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Outubro de 2021 às 18h23
Reprodução/Google

O Google planeja levar o recurso de perfil de trabalho do Android para outros dispositivos no intuito de auxiliar na organização de aplicativos. A ferramenta "Work Profile" separa todos os app relacionados ao seu trabalho dos utilizados para fins pessoais e adiciona um botão no telefone para desativar um ou outro conjunto.

A ideia é funcionar como um "modo foco": ao virar a chave, nenhum aplicativo de trabalho enviará notificações ou acessará sua localização. O recurso também isola os dados de seus apps pessoais, o que evita que o gestor de TI da sua empresa acesse informações sensíveis do seu aparelho. Assim, tudo que for de trabalho, como e-mail profissional e chat, poderá ser controlado pela empresa, e tudo que for de caráter profissional, como redes sociais ou apps bancários, ficam restritos.

Esse recurso é obviamente voltado para clientes corporativos que usam celular funcional, mas, a partir de 2022, o Google deve levá-lo para usuários do Workspace de modo amplo. Isso fará com que haja uma separação nítida entre os aplicativos pessoais e de trabalho em interfaces distintas, bem como objetivos específicos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

É uma solução bacana para quem não deseja ser importado no final de semana ou em horário fora do expediente, com potencial para ajudar no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por enquanto, ainda é cedo para estipular uma data de lançamento, mas a expectativa só deve crescer a partir de agora.

Fonte: Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.