Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Meet ganha cancelamento de ruído feito por IA em atualização

Por| 09 de Junho de 2020 às 20h20

Link copiado!

Google Meet ganha cancelamento de ruído feito por IA em atualização
Google Meet ganha cancelamento de ruído feito por IA em atualização
Tudo sobre Google

O Google começou a disponibilizar sua tecnologia de cancelamento de ruído baseado em inteligência artificial para usuários do Meet, seu serviço de videochamadas. A novidade estará disponível gradualmente para os assinantes do G Suite.

Anunciada em abril deste ano, a ferramenta (chamada de "denoiser") promete reduzir ruídos que podem atrapalhar uma reunião importante, como choros de crianças, latidos de cachorros ou barulhos do teclado. Para isso, ela usará recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina que serão responsáveis por identificar tais ruídos e filtrá-los de maneira inteligente.

Continua após a publicidade

Serge Lachapelle, diretor de Produto do G Suite, disse em entrevista ao site Venture Beat que o algoritmo foi treinado usando um conjunto de dados mistos com ruído e fala limpa. No começo do desenvolvimento, lá em 2017, a equipe usou milhares de suas próprias reuniões e também áudios de multidões encontrados no YouTube para treinar a IA. Segundo o executivo, a ideia do projeto surgiu de aborrecimentos durante a realização de reuniões por fusos horários.

A tendência é melhorar

O pessoal do Venture Beat foi um dos primeiros veículos a testar a novidade e, apesar de estar em fase inicial, já traz um cancelamento de ruído satisfatório. O Google afirma que ainda há espaço para melhorias e que, conforme mais pessoas forem usando o recurso ao longo das próximas semanas, o algoritmo será capaz identificar mais ruídos.

Continua após a publicidade

Cuidado com a privacidade

Segundo Lachapelle, nem o Meet nem o Google analisarão o que estiver acontecendo nas reuniões, a menos que o usuário decida gravar a reunião. "Os dados obtidos serão lidos pela ferramenta usando a chave que é compartilhada entre todos os participantes e depois serão enviados de volta usando a mesma chave", disse.

Inicialmente, o cancelamento de ruído começará a aparecer gradualmente para usuários do Google Meet da Web e que são assinantes do G Suite. A expectativa é que a tecnologia chegue para dispositivos Android e iOS nas próximas semanas.

Use o Google Meet

Continua após a publicidade

Download:Android | iOS | Web

Fonte: Google; Venture Beat