Hangouts Meet: como iniciar uma chamada de vídeo ou áudio

Por Matheus Bigogno Costa | 07 de Abril de 2020 às 15h00
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Hangounts Meet é uma plataforma de videoconferências desenvolvida pelo Google e um de seus pontos positivos é que ela não precisa ser instalada no computador para ser utilizada. Além disto, ela ainda é compatível com diversos browsers do mercado além do Google Chrome, como Mozila Firefox, Safari e o novo Microsoft Edge.

Devido à pandemia da COVID-19, o Google informou que a versão premium da plataforma agora pode ser utilizada gratuitamente por tempo limitado. Esta medida visa dar suporte e incentivar os usuários que estão fazendo home office a realizarem reuniões à distância.

Confira neste tutorial como iniciar uma chamada utilizando o Hangouts Meet no PC ou no seu celular. Para realizar o procedimento, a sua conta do Google tem que estar inscrita no G Suite, mesmo que você não seja assinante, ou ter um e-mail com um domínio empresarial.

Como iniciar uma chamada no Hangouts Meet no PC

Passo 1: acesse o site do Hangouts Meets ou utilize a extensão do Google Chrome para acessar a página inicial. Clique em “Participar/iniciar reunião”.

Abra o Hangouts Meets e clique em "Paticipar/iniciar reunião" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: para criar uma reunião, digite um nome para ela no campo sugerido e clique na opção “Continuar”. Caso você queira ingressar em uma reunião já existente, o procedimento é o mesmo.

Preencha o nome da reunião e clique em "Continuar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: autorize o navegador a acessar o microfone e a sua webcam. Feito isso, clique em “Participar agora”.

Autorize o navegador a acessar microfone, câmera e clique em "Participar agora" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: em seguida, uma nova janela será aberta contendo as informações de link e PIN da chamada. Você pode enviar o link da chamada para que outras pessoas participem ou enviar um convite diretamente pelo e-mail, clicando em “Adic. pessoas”.

Compartilhe o link da reunião com seus contatos, ou clique em "Adic. pessoas" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: escolha as pessoas que irão participar da chamada e envie os convites. É muito importante lembrar que só os e-mails com o mesmo domínio que o seu poderá ingressar nesta chamada.

Convide as pessoas para a sua videoconferência por e-mail (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: a sua reunião já está criada e agora você pode compartilhar tela com apresentações de slides, textos ou imagens. Para realizar esta ação, basta clicar em “Apresentar agora”, escolher um dos métodos e selecionar o que você quer compartilhar.

Para compartilhar tela com alguma apresentação de slide, clique em "Apresentar agora" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 7: para encerrar a chamada, basta clicar no ícone central com um telefone vermelho.

Para encerrar a chamada, clique no ícone central com um telefone vermelho (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como iniciar uma chamada no Hangouts Meet no celular

Passo 1: baixe e instale o aplicativo Hangouts Meet diretamente da Play Store ou da App Store.

Baixe e instale o Hangouts Meet (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: permita que o aplicativo acesse a câmera, o microfone e, em seguida, preencha seu e-mail, senha e clique em “Próxima” para continuar.

Efetue o login com a sua conta do Google (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: após efetuar o login com a sua conta, clique em “+ Nova Reunião” para criar uma nova sala de videoconferência. Você ainda pode ativar ou desativar as funções de câmera e áudio através dos ícones que aparecem na tela.

Clique em "+ Nova Reunião" para iniciar uma nova reunião (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: a reunião será iniciada e você poderá enviar o link dela para os contatos que irão participar, clicando em “Compartilhar”. Você também pode enviar convites através das redes sociais ou por e-mail.

Clique em "Compartilhar" para que outras pessoas tenham acesso a reunião (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: para encerrar a ligação, basta ir ao menu principal da chamada e clicar no ícone central com um telefone vermelho.

Para encerrar a chamada, clique no ícone central com um telefone vermelho (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode realizar chamadas utilizando a versão premium do Hangouts Meets. Porém, é importante lembrar que esta versão está disponível gratuitamente até o dia 1º de julho e, após esta data, para ter acesso, é preciso ser assinante do G Suite.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.