Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps terá recursos para detalhar navegação em locais desconhecidos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Abril de 2022 às 18h23

Link copiado!

Imagem: Brett Jordan/Pexels
Imagem: Brett Jordan/Pexels
Tudo sobre Google

O Google Maps vai lançar um conjunto de atualizações para ajudar pessoas a navegarem melhor por lugares que não conhecem. As melhorias englobam preços de pedágio, um mapa mais detalhado e dicas para ajudar no planejamento da viagem e na economia de dinheiro para explorar locais nunca visitados.

Para viagens de longa distância, nem sempre o caminho mais curto (ou barato) é melhor. O Maps vai indicar antecipadamente o preço dos pedágios para o usuário não ser pego de surpresa durante o trajeto. O Google pegará as informações de autoridades locais ou consórcios, se há variação de preço naquele horário e qual a forma de pagamento aceita.

Continua após a publicidade

Se uma rota gratuita estiver disponível, o usuário poderá optar por seguir por ela. Dá também para configurar essa opção como padrão, assim toda rota com cobrança será sempre evitada. Vale lembrar que isso pode fazer com que trajetos sejam alongados em muitas horas — nesse caso, a economia pode não compensar.

Os preços de pedágios devem chegar ao Android e iOS ainda neste mês com suporte a 2 mil estradas nos Estados Unidos, Índia, Indonésia e Japão. A empresa promete mais países em breve, mas não mencionou quais nem se o Brasil está na lista.

Mapa mais detalhado

Dirigir em rotas desconhecidas é difícil porque não se sabe as condições da pista nem quais locais será preciso contornar ou retornar. O Google Maps trará novas informações para facilitar a experiência de locomoção, como semáforos, placas de pare, edifícios e pontos de interesse.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o usuário pode ficar mais atento quando houver um cruzamento à frente ou se pegará uma avenida ou rua comum. A adição dos pontos de interesse é ótimo para quem está à procura de lugares novos para conhecer, como restaurantes, museus ou shopping centers.

Será possível selecionar cidades para mostrar ainda mais dados, como a largura de uma estrada, os canteiros, se possui acostamento e rotatórias. Tudo isso será adicionado para dar mais segurança nos trajetos e permitir que as pessoas trafeguem com mais confiança.

Mudanças no iOS

Continua após a publicidade

Para usuários do iOS, exclusivamente, será possível utilizar a Siri para localizar as direções corretas enquanto estiver ao volante. A assistente virtual do iPhone será integrada ao Google Maps para ajudar na localização apenas com a voz, assim o condutor pode manter os olhos na estrada.

Com o auxílio do Atalhos, será possível integrar o aplicativo de navegação, a assistente de voz e o sistema de busca Spotlight. É só dizer "ei, Siri, pesquise no Google Maps" para receber informações sobre o local desejado no app do Google. Essa funcionalidade deve chegar até a metade do ano e parece bem promissora.

Um novo widget poderá ser fixado na tela inicial para acessar rapidamente as viagens programadas. O utilitário exibirá a previsão de chegada, o horário do seu ônibus ou Uber e até uma rota sugerida, se você estiver no comando da direção. Para o funcionamento correto é necessário baixar a versão mais recente do Maps e aguardar a liberação para os telefones, o que deve ocorrer "nas próximas semanas".

Continua após a publicidade

Ainda para os fãs da Apple, será possível usar seu relógio inteligente para traçar rotas. O Apple Watch poderá obter direções no Google Maps mesmo se o usuário estiver longe de casa ou sem o telefone por perto. O sistema passará a funcionar no próprio relógio de forma independente e contará com funcionalidades interessantes como o "Take me home" (leve-me para casa, em português), que inicia uma navegação direta para o seu lar, sem configurações adicionais.

Fonte: Google