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Google explica como analisa avaliações de usuários no Maps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Fevereiro de 2022 às 17h33

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Imagem: Brett Jordan/Pexels
Imagem: Brett Jordan/Pexels
Tudo sobre Google

O Google decidiu explicar como gerencia e mantém as avaliações de usuários no Google Maps livres de fraudes, abusos e robôs. Em uma postagem em seu blog, os desenvolvedores detalharam todo o processo de moderação em escala, que mistura sistemas automatizados — construídos com aprendizado de máquina — e os operadores humanos.

Cada avaliação postada no Maps é verificada inicialmente pelos robôs da companhia, responsáveis pela maior parte do trabalho. O algoritmo foi treinado nas políticas de conteúdo para remover avaliações abusivas, enganosas ou criadas artificialmente.

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Cada publicação é analisada individualmente sob um conjunto de critérios definidos e padrões amplos de comportamento, como picos repentinos em avaliações de uma ou cinco estrelas, indício de uso de robôs ou ataques coordenados. O sistema analisa também os perfis comerciais para ver se nada de anormal ocorreu.

Estes são os três principais ângulos analisados:

  • O conteúdo da revisão contém conteúdo ofensivo ou fora do tópico?
  • A conta que deixou a avaliação tem algum histórico de comportamento suspeito?
  • Houve atividade incomum, como abundância de avaliações em um curto período de tempo? Saiu algo recente na imprensa ou nas mídias sociais que motivaram as pessoas a deixar comentários fraudulentos?

Conteúdo impróprio deve ser denunciado

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A moderação dos humanos entra em campo quando o conteúdo é sinalizado como impróprio pelos usuários finais ou pelas próprias empresas. Avaliações consideradas ofensivas podem ser removidas e usuários penalizados pela prática com a suspensão da conta. Em casos mais graves, a pessoa pode até sofrer processos judiciais por calúnia e difamação.

O vídeo em si não entra em aspectos técnicos da análise, mas dá uma pequena amostra de como a companhia faz o monitoramento de um volume tão grande de informações. É natural que um serviço de tanta visibilidade seja alvo de pessoas má intencionadas que tentam desqualificar concorrentes ou inflar sua própria nota.

As notas e comentários do Google Maps funcionam como um termômetro para mensurar a qualidade de uma empresa, por isso as pessoas se preocupam em manter análise em níveis aceitáveis, bem como incentivar que seus clientes fieis falem bem por lá.

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Exigência de comprovante de vacinação e covid-19

Essa "prestação de contas" não é à toa, pois chega no exato momento em que o serviço passa por um momento conturbado. A exigência do comprovante da vacina para entrar em estabelecimentos comerciais gerou uma enxurrada de avaliações negativas contra empresas.

O Google diz que implementou proteções extras para remover avaliações que criticam uma empresa por suas políticas de saúde e segurança ou por cumprir as regras que governos do mundo inteiro implementaram. A ideia se baseia no preceito de que os estabelecimentos estão apenas cumprindo a lei, caso contrário poderiam sofrer punições.

O Yelp, popular site de avaliações de empresas dos Estados Unidos, afirmou ter removido mais de 15,5 mil avaliações entre abril e dezembro do ano passado por violação das diretrizes de conteúdo da covid-19, um aumento de 161% no total de exclusões em relação ao mesmo período de 2020.

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No total, o Yelp garante ter excluído mais de 70,2 mil avaliações em quase 1,3 mil páginas somente em 2021, sendo que a maioria deles foram resultantes de ações coordenadas por pessoas para manchar a reputação de estabelecimentos comerciais.

Fonte: Google, Yelp