Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos terá ferramentas de edição de vídeo baseadas em IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Fevereiro de 2023 às 12h32

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Fotos terá ferramentas de inteligência artificial para editar vídeos automaticamente, anunciou o Gerente Sênior de Produto do Google Zachary Senzer no podcast Made by Google. No episódio, o executivo mencionou que a plataforma utilizará IA para refinar vídeos semelhante ao que o app já faz com fotos, como nas ferramentas Photo Unblur e Magic Eraser.

As funções de IA que o editor terá são um mistério, mas é provável que sejam ferramentas de ajustes finos para tornar o registro mais marcante. Segundo Senzer, “há muitas coisas interessantes a caminho” para o app de galeria do Google.

Continua após a publicidade

Com inteligência artificial, as possibilidades são quase ilimitadas. A ferramenta pode servir como estabilizador para vídeos, desaparecer com elementos indesejados da captura (pessoas ou objetos), aplicar filtros especiais, aumentar a qualidade da captura e mais.

Colocar IA para editar vídeos é bem mais complexo do que em fotos, porém. Vídeos são compostos por dezenas de capturas por segundo (30, 60 ou mais quadros), por isso aplicar efeitos requer muito mais desempenho, ainda mais se o produto precisa entregar um resultado consistente e de alta qualidade.

Pode ser exclusivo para a linha Pixel

Dada as exigências em performance, é possível que as ferramentas de edição de vídeo com IA sejam exclusivos da linha Pixel — mais especificamente, dos modelos mais recentes. No podcast, Senzer mencionou que “trabalhou muito de perto” com os pesquisadores de IA do Google para criar modelos de aprendizagem de máquina para funcionar bem no CPU Tensor, que equipa os topos de linha da empresa.

Continua após a publicidade

Por enquanto não há previsão de quando as funcionalidades de edição de vídeo com IA serão lançadas para o público geral, mas por se tratar de uma novidade grande e atrelada ao potencial dos principais celulares da empresa, ela deve receber destaque — talvez no Google I/O 2023.

Contudo, há a chance de outros celulares não ficarem de fora. Desde o boom recente de inteligência artificial, o Google parece dedicado a incluir ferramentas com a tecnologia nos seus produtos. Exemplo disso é a preparação da inclusão do Imagen no Gboard, teclado virtual da empresa.