Google Fotos ganha integração com galerias da Xiaomi e Realme
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
Donos de celulares das marcas Xiaomi, OnePlus, OPPO e Realme agora podem integrar o aplicativo de galeria das fabricantes com o serviço Google Fotos. A novidade permite visualizar os arquivos da biblioteca e realizar o backup de mídias diretamente pelo app do celular sem precisar abrir a ferramenta do Google.
A integração chega aos modelos das fabricantes com lançamento das versões OxygenOS 14/ColorOS 14 dos sistemas operacionais baseados em Android 14, bem como a atualização do aplicativo Google Fotos.
Integração com Google Fotos
Aparelhos da marca Xiaomi já tinham uma integração básica da galeria com os recursos do Google Fotos, mas agora recebem funções completas para backup de fotos e vídeos.
Além da Xiaomi, as galerias das marcas OnePlus, OPPO e Realme também ganham suporte ao aplicativo de armazenamento de mídias do Google com a possibilidade de acessar todo o histórico de conteúdo salvo na conta e realizar o backup de arquivos pelo app da fabricante.
De acordo com a página de suporte do Google, uma janela pop-up é exibida ao abrir a galeria da fabricante ou o app Fotos após a atualização do sistema para dar a permissão de comunicação entre os serviços.
Também é possível realizar essa integração manualmente nos ajustes do aplicativo de galeria. Para isso basta abrir as “Configurações” e ativar a opção “Backup para o Google Fotos”.
Ao tocar nessa opção, o dono de celular Xiaomi, OnePlus, OPPO ou Realme será redirecionamento para o aplicativo do Google para liberar a permissão de vínculo com a galeria de fábrica do aparelho.
Também é possível desabilitar a integração entre os serviços a qualquer momento pelo Google Fotos: basta entrar nas configurações do app, selecionar Apps e Dispositivos > Acesso ao Google Fotos e remover o acesso concedido.
Veja também como recuperar fotos excluídas do Google Fotos.