Publicidade

Google Fotos agora deixa você alterar data e hora de fotos ou vídeos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Outubro de 2021 às 09h29

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

O Google Fotos se tornou uma solução bastante popular não somente pelo serviço de backup de arquivos na nuvem, mas pelos recursos extras oferecidos, como funções de edição e as memórias. Agora, o app para Android liberou a possibilidade de editar data e hora de fotografias e vídeos guardados na sua biblioteca.

O objetivo é possibilitar o ajuste de informações (metadados) que podem ser importadas de forma errada, mas cujos dados de registro são importantes, como datas comemorativas ou viagens marcantes. Esses metadados ajudam na entrega de resultados precisos na hora da pesquisa, quando você se recorda da data e hora de um evento, mas têm muitos arquivos para analisar um a um.

Até então, a única forma de fazer essa alteração era com o auxílio de apps de terceiros, o que, em muitos casos, exigia o download, edição manual e upload para o serviço. A versão 5.57.0.394309483 ou posterior passará a oferecer essa capacidade de modo nativo, com suporte a qualquer extensão de imagem e vídeo.

Continua após a publicidade

Como alterar a data e hora de uma foto ou vídeo no Google Fotos?

Para visualizar a data e hora de um material audiovisual, basta clicar sobre o arquivo e pressionar o ícone de três pontos no canto superior direito da tela. De lá, você deve ir para uma tela com várias opções em carrossel e informações como data, hora, local e detalhes. Se o recurso tiver sido liberado para você, um ícone de lápis surgirá ao lado das opções editáveis:

Tocar nele abre uma nova janela onde é possível definir a data a partir de um calendário e a hora em um relógio. A adição vai permitir melhorar a organização de quem lida com grandes bibliotecas, já que será possível categorizar os arquivos com muito mais precisão, seja por ano, mês, dia e horário.

Continua após a publicidade

Essa é uma novidade atualizada no lado do servidor, o que significa que não é necessário atualizar o app para ter acesso. No entanto, para evitar conflitos ou falhas, além de manter seu dispositivo mais seguro, o ideal é manter o app do Google Fotos sempre atualizado. Se você ainda não tiver recebido o recurso, é só esperar mais alguns dias até que o Google conclua a entrega para todos.

Fonte: 9to5Google