Google Drive ganha atalhos para localizar arquivos no celular
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google anunciou duas novidades para o Drive, serviço de armazenamento em nuvem da empresa. A primeira delas é a chegada de novos filtros para encontrar arquivos no aplicativo para celulares, enquanto a segunda envolve uma otimização que acelera a reprodução de vídeos pela plataforma.
- Google TV lança novo visual com ícones arredondados
- Google Maps vai mostrar trajeto mesmo com a tela bloqueada
Mais opções de busca
O app do Drive para celulares foi reforçado com novos filtros que ajudam a encontrar os documentos espalhados entre pastas. É possível abrir a barra de pesquisa e procurar pelo formato do arquivo, pelas pessoas que colaboraram ou pela data de modificação.
Além disso, durante a navegação pela tela de resultados, o app pode exibir alguns atalhos no topo da tela que ajudam a refinar a busca sem a necessidade de digitar novos termos. Ambas as novidades agilizam tarefas pelo aplicativo, principalmente porque a versão para celulares pode exibir menos itens na tela do que o cliente para computadores.
A princípio, os filtros foram liberados somente na versão para iOS, mas a empresa já confirmou que chegarão ao Android no futuro.
Reprodução de vídeos otimizada
A empresa anunciou que vai incorporar o protocolo de vídeo Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH) para todos os vídeos no Drive, com o objetivo de melhorar a reprodução e a geração desse tipo de mídia na plataforma. O DASH melhora o bitrate da reprodução e ainda permite que o usuário escolha entre vários tipos de resolução de acordo com a qualidade da conexão com a internet.
Segundo o Google, isso deve resultar em melhorias no tempo de inicialização do documento e uma diminuição nas interrupções por falha de carregamento. O Drive usa uma interface bem parecida com o YouTube para arquivos de vídeo, mas a experiência normalmente é mais devagar e já rendeu reclamações da comunidade. A expectativa é de que a atualização deixe a atividade mais otimizada e com menos travamentos.
WhatsApp ocupa mais espaço no Drive
E por falar em Drive, se você usa o serviço no Android, vale lembrar que o backup ilimitado do WhatsApp na ferramenta chegou ao fim no começo do ano — caso o conteúdo ultrapasse a cota gratuita, é necessário deletar arquivos ou adquirir um plano pago de armazenamento extra pelo Google One