Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Backup do WhatsApp agora consome espaço do Google Drive

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Janeiro de 2024 às 14h56

Link copiado!

Daniel Korpai/Unsplash
Daniel Korpai/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O backup ilimitado do WhatsApp para Android chegou ao fim: a cópia de segurança começou a ocupar o armazenamento do Google Drive nos últimos dias.

A medida entrou em prática pouco mais de um mês após o anúncio do fim do benefício. Na época, o WhatsApp informou que, a partir do primeiro semestre de 2024, os arquivos seriam contabilizados na franquia da nuvem do Google.

Em outras palavras: o espaço do Google One, que é dividido entre o Gmail, Google Drive e Google Photos, também será compartilhado com a cópia de segurança do mensageiro da Meta.

Continua após a publicidade

Além dos relatos na internet, o backup passou a utilizar a cota do Google One de integrantes da equipe do Canaltech. Em todos os casos, o arquivo é mencionado no gerenciador de espaço da nuvem.

A alteração, no entanto, está sendo liberada aos poucos entre os usuários ao longo do primeiro semestre. É o meu caso: o WhatsApp e o WhatsApp Business ainda não constam no Google One — aliás, o aplicativo do Google sequer exibe a aba “Outros”.

Como verificar o espaço ocupado pelo backup do WhatsApp

Você pode conferir se o backup ocupa o espaço do Google Drive pelo celular:

Continua após a publicidade
  1. Abra o app do Google One (Android);
  2. Acesse a aba “Armazenamento”;
  3. Toque em “Outros”;
  4. Verifique o espaço ocupado pelo WhatsApp.

E o WhatsApp para iPhone?

O WhatsApp para iOS não será impactado, pois nunca ofereceu o benefício aos usuários. Ao contrário do Android, o backup do mensageiro para iPhone sempre consumiu espaço no iCloud, que possui apenas 5 GB no plano gratuito.

Continua após a publicidade

Cabe ressaltar que não é possível alterar a nuvem utilizada para o backup do WhatsApp. Ou seja, se os 5 GB do iCloud ou 15 GB do Google Drive são insuficientes, será preciso contratar o iCloud+, Apple One ou Google One para expandir a cota.