Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Docs recebe suporte há recurso que muitos pensavam já existir

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Janeiro de 2023 às 17h06

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Docs finalmente recebeu suporte aos chamados caracteres não imprimíveis, algo que quase muitos pensavam já existir há muito tempo. Essas representações visuais mostram espaços, parágrafos e quebras de linha no documento, mas ficam escondidos quando alguém gera um PDF ou imprime a folha na impressora.

Segundo o blog oficial do Docs, a opção será posicionada no menu Exibir para facilitar a edição de um documento. Muitas vezes, o usuário fica na dúvida se aquele espaço na formatação foi feito com a ferramenta de espaçamento ou se foi apenas um "Enter", o que seria visível com esses elementos.

Muita gente não curte trabalhar com esse estilo de exibição porque acha a tela poluída demais. Por outro lado, pode ser fundamental para os que tem na revisão ou edição de texto o seu ganha-pão cotidiano, principalmente quem precisa seguir as regras da ABNT.

Continua após a publicidade

Antes, a única maneira de adicionar os caracteres não imprimíveis era com extensões criadas por terceiros. Agora, passa a ser algo nativo do Docs, deixando-o em pé de igualdade com o Microsoft Word, o qual possui essa funcionalidade há cerca de 30 anos — desde as primeiras versões.

A verdade é que este é um daqueles recursos que as pessoas se espantam ao descobrir não ter sido incluído ainda. Como a ferramenta não é tão popular, a maioria acabou nem sentindo falta desses elementos visuais, mesmo sendo escritores ou redatores.

Quando chegam os caracteres não imprimíveis no Google Docs?

Continua após a publicidade

A ferramenta de visualização será incorporada para todas as contas pessoais, empresariais e educacionais de modo gradual. A previsão do Google é de entregar para todos os usuários até o dia 7 de fevereiro de 2023. Como de costume, não é preciso baixar nada, pois a suíte de apps roda diretamente no navegador.

Ontem (10), o Docs também recebeu melhorias em outra ferramenta que pouca gente conhece: a digitação de textos por voz. Além de tornar o ditado mais compreensível pelo algoritmo da plataforma, a empresa prometeu expandir a compatibilidade com outros navegadores além do Google Chrome.

No final do ano passado, o editor de textos introduziu um poderoso aliado para os desenvolvedores de aplicativos. Os programadores passaram a conseguir destacarem códigos em documentos graças à visualização otimizada com estilos, formatações e cores adequadas.