Publicidade

Google Docs terá recurso para programadores destacarem códigos em documentos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Dezembro de 2022 às 12h06

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Docs passará a ter suporte a um recurso para profissionais de TI que precisam inserir trechos de códigos de programação em um documento. A ideia é proporcionar uma visualização otimizada com estilos, formatações e cores adequadas.

Chamada "Blocos de código", essa novidade vai possibilitar a inserção de populares linguagens de programação com a correta exibição na folha. A vantagem é poder demonstrar o funcionamento associado a notas, imagens, gráficos, mídias e outros recursos possíveis das ferramentas do Google.

Há suporte para linguagens de programação populares como Java, JavaScript, C++, Python e Unset. Os espaços passarão a mostrar as linhas todas organizadas no estilo escolhido, como se você estivesse programando ali na hora.

Continua após a publicidade

O rival Word, da Microsoft, possui suporte para exibir blocos de código, mas tudo funciona na base da gambiarra, já que não existe um recurso nativo. O Docs agora deve superar a concorrência (ao menos nesse aspecto), tornando o app uma ótima solução para desenvolvedores que precisam apresentar suas criações para chefes ou clientes.

Como usar os Blocos de Códigos no Google Docs?

Para inserir seu código em documentos, basta seguir o passo a passo abaixo:

Continua após a publicidade
  1. Na barra superior, clique em "Inserir";
  2. Procure pela opção "Elementos Básicos" e clique em "Blocos de código";
  3. Você deverá escolher a linguagem de programação correta;
  4. O Docs deverá converter aquele conjunto de caracteres em uma área inteligente.

Se o resultado não ficar como o esperado, talvez haja algum erro na programação do código. Nesse caso, é indicado revisar as linhas para corrigir alguma imprecisão.

O recurso de suporte a códigos de programação será lançado para contas comerciais do Google Workspace. Se você não pertence a nenhuma organização e só tem sua conta pessoal do Gmail, então ficará de fora da brincadeira. Não estabelecida uma data precisa de lançamento, mas isso deve ocorrer "nas próximas semanas".

Google Docs em busca do topo

Continua após a publicidade

Em outubro, o Google Docs lançou uma importante atualização para oferecer suporte à inclusão de conteúdos de apps de outras empresas. Basta digitar o símbolo do arroba (@) para anexar arquivos ou aplicativos em documentos.

Um mês antes, o serviço ganhou função para facilitar o gerenciamento de tarefas sincronizadas com o Google Tasks. As plataformas se tornaram capazes de espelhar uma lista de verificação em projetos compartilhados para listar pendências.