Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Docs vai facilitar inclusão de documentos de apps de terceiros

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2022 às 13h13

Link copiado!

(Imagem: Damian Zaleski/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Damian Zaleski/Montagem: Kris Gaiato)
Tudo sobre Google

O Google Docs vai começar a usar o símbolo de arroba (@) para anexar arquivos ou aplicativos em documentos. Hoje, esse recurso já é usado para marcar pessoas no Gmail e em outros softwares da empresa, mas deve ser expandido para oferecer maior compatibilidade.

O recurso foi chamado "smart chips" (chips inteligentes, em português) e deve incorporar outros aplicativos, graças à API de integração do Docs. Essa é uma das novidades anunciadas pela empresa na conferência Cloud Next, graças ao apoio de vários parceiros. Estes são alguns softwares já compatíveis com o Documentos:

  1. AODocs
  2. Asana
  3. Atlassian
  4. Figma
  5. Tableau
  6. Miro
  7. Zendesk
Continua após a publicidade

Quem utiliza a Asana, por exemplo, poderá gerenciar a execução das tarefas pelo próprio Google Docs. Já os utilizadores do Miro e do Figma poderão ver os protótipos desenhados no próprio arquivo de texto. Basicamente, cada aplicativo terá uma forma própria de adicionar seus arquivos nos documentos, mas todas devem envolver o uso do símbolo @.

Por enquanto, a API vai permitir apenas integrar os arquivos, sem que possa ser editado ou ajustado. Quem precisar modificar algo, vai ter que sair do Docs e abri-lo no app correspondente.

Mesmo assim, trata-se de uma das principais revoluções do Google Workspace desde a sua criação, já que pode atrair várias grandes empresas. Incorporar um arquivo PDF somente mencionando o arroba, sem precisar fazer toda aquela chateação de hospedar documentos na nuvem e inserir links, será uma baita ganho de produtividade.

Continua após a publicidade

Recentemente, o Canva trouxe uma solução que permite adicionar rapidamente as criações feitas nos aplicativos da Canva Visual Worksuite. O Google percebeu essa movimentação e permitirá algo ainda maior, já que independe da integração com o Planilhas ou o Apresentações.

Google Meet mais aberto

O Google também vai fazer algo similar ao Meet, oferecendo uma API de integração para o app de videoconferências. Hoje, o software de vídeo é um dos mais importantes para o trabalho das pessoas, logo será possível integrar soluções que otimizem o uso.

Continua após a publicidade

Desenvolvedores poderão incorporar controles básicos de reunião, como início, agendamento prévio ou encerramento associado a aplicativos de terceiros, sem depender dos comandos embutidos do Meet. Além disso, será possível incorporar outros aplicativos às videochamadas, da mesma maneira simples que o Docs.

Essa mudança deve permitir a exibição e colaboração de documentos do Figma durante a chamada sem precisar alternar entre janelas. A ferramenta colaborativa será expandida também para o Chat e para o Spaces, na tentativa de rivalizar com o Microsoft Teams e o Zoom.

Quando chega o uso do @ no Google Docs?

Os "chips" já estão liberados para os desenvolvedores e devem ser lançados para o usuário em janeiro de 2023, segundo a head do Google Workspace, Aparna Pappu. Transformar a suíte de apps do Google em algo conectado a outras soluções é parte da estratégia do futuro.

Continua após a publicidade

A empresa passou alguns anos fechada em si mesmo, tentando competir apenas com os apps tradicionais da Microsoft, como o World e o Excel. Com a chegada da pandemia e o fortalecimento do trabalho remoto, as empresas passaram a demandar ferramentas mais integradas e colaborativas, reduzindo ao máximo a quantidade de softwares para uma solução única.

Se conseguir trazer grandes players do mercado para o seu lado, o Workspace pode se tornar a solução definitiva para o ambiente de trabalho. Adicionar arquivos e apps usando um comando tão simples quanto o @, amplamente difundido nas redes sociais, é uma bela sacada do Google para cair no gosto popular.