Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Digitação por voz no Google Docs é aprimorada e virá para mais navegadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Janeiro de 2023 às 14h37

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Docs recebeu um conjunto de melhorias no recurso de digitação de texto por voz, voltado para quem prefere ditar palavras em vez de escrever com as mãos. A ferramenta permite usar o microfone e a fala em vez de um teclado físico ou digital para produzir seus relatórios ou artigos.

A primeira novidade é o suporte expandido para os principais navegadores do mercado. Antes, o ditado era restrito apenas ao navegador Google Chrome, mas agora deve ser expandido para outras plataformas que usam o Chromium como base — a empresa não menciona quais, mas é provável que o Microsoft Edge, o Opera e o Brave sejam contemplados. Por outro lado, o Firefox e o Safari poderiam ficar de fora, já que usam um motor próprio de navegação.

Continua após a publicidade

A segunda novidade é um aprimoramento na conversão da fala em texto, com o propósito de reduzir erros de transcrição. Com uma IA otimizada, o Docs consegue compreender melhor o que foi dito para que a pessoa não precise corrigir manualmente as falhas na escrita.

Os recursos aprimorados de digitação por voz serão lançados gradualmente para todos os usuários até meados de fevereiro. A novidade é compatível com contas do Google gratuitas e para todos os clientes do Google Workspace, incluindo G Suite Basic e Business.

Ditado de textos no Google Docs

Embora pareça algo revolucionário, a digitação por voz está disponível há mais de cinco anos. Muita gente não a utiliza porque desconhece o recurso ou prefere economizar o tempo de revisar o conteúdo, que pode sair com vários erros de transcrição, falta de vírgulas e pontuação inadequada.

Continua após a publicidade

A ferramenta pode ajudar pessoas com deficiência ou que estejam com algum problema momentâneo nos membros superiores a redigir textos. Quem preferir também pode usar o recurso para transcrever áudios rapidamente, de modo muito mais simplificado do que a velha técnica de escutar e digitar na mão.

Google Slides também tem novidade

O Google Slides também deve ser contemplado com uma pequena, mas importante mudança. Agora será possível apresentar slides com legendas automáticas para exibir as palavras do orador em tempo real. As anotações escritas por voz no serviço já terão pontuação gerada automaticamente, otimizando a exibição correta do texto.