Publicidade

Google convida educadores para indicar apps e jogos para crianças

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Hoje em dia, quase todas as crianças já nascem com um telefone e um tablet nas mãos. Seja para assistir a vídeos no YouTube ou jogar seus games favoritos, a molecada domina a arte de mexer nas telas de toque. O problema é que os pais nem sempre sabem quais jogos e aplicativos são mais apropriados para seus filhos.

Para ajudar nessa missão, a Play Store lança hoje (15), no Brasil, uma aba exclusiva com conteúdo aprovado por educadores. O Google fechou uma parceria com especialistas e professores de diversos países, incluindo brasileiros, para separar aplicativos e games mais indicados para crianças conforme a idade, experiência, aprendizado, exposição à publicidade e tipo de conteúdo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A guia tem o nome de “Crianças” e apresenta um selo de aprovação por professores para garantir mais tranquilidade aos genitores. Ao todo, mais de 100 apps já possuem o ícone para diferenciá-los dos demais, como Bob Zoom, Pequerruchos e Puzzlo.

A área também conta com informações explicativas sobre o que trata aquele programa, os motivos da recomendação e porque ele é adequado para seu filho. Há também filtros para permitir a localização de conteúdos conforme a idade do seu pequeno: até 5, de 6 a 8 ou entre 9 e 12 anos.

Crianças conectadas

Segundo pesquisa da Mobile Time, hoje, 95% das crianças na faixa etária de 10 a 12 anos têm acesso a aparelhos móveis, seja próprio ou dos pais. O aumento no uso desses aparelhos é tema de preocupação constante: mais de 90% afirmam se preocupar em controlar o que os filhos fazem e acessam nos celulares.

Para conhecer a novidade, basta acessar o Google Play, clicar na aba ‘Crianças’ e encontrar uma série de indicações de aplicativos com o selo 'Aprovado por Professores’. Assinantes do Google Play Pass podem encontrar os apps selecionados na seção ‘Aplicativos e Jogos para Crianças’.

Além dessa adição, o Android também oferece recursos para ditar algumas regras básicas nos aparelhos para os filhos, como o tempo limite de uso e o tipo de conteúdo permitido. Com o Family Link, os responsáveis conseguem monitorar toda a atividade, os apps instalados e até o bloqueio remoto, caso o pequeno se recuse a dar uma pausa para o jantar.

Você que é pai ou mãe gostou da iniciativa do Google para facilitar a sua missão de educar as crianças? Deixe sua experiência ou opinião nos comentários.