Google começa a aposentar de vez um de seus apps mais conhecidos

Google começa a aposentar de vez um de seus apps mais conhecidos

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Agosto de 2021 às 10h12
Rubens Eishima/Canaltech

Nos últimos tempos, Microsoft e Google criaram versões melhoradas dos seus apps de chat, o que tem levado ambas companhias a extinguir os serviços antigos: o Skype está prestes a morrer e o Hangouts é a próxima vítima. O objetivo é evitar a dispersão de esforços e assim criar um único programa forte, com uma base consolidada.

A criadora do Android iniciou o processo de migração para acabar de vez com o Hangouts em 2018, e desde então tem feito rito de desuso gradual. Agora, segundo o portal 9to5Google, clientes empresariais do Workspaces também só poderão contar com o serviço até o fim de 2021. No seu lugar, os interessados devem usar o Google Chat, uma versão mais evoluída e gratuita, voltada a troca de mensagens e videochamadas.

O Google Chat trará novos recursos para o já quase falecido Hangouts (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

A partir de agora, usuários gratuitos que tentam acessar o site do Hangouts já se deparam com este comunicado sobre a migração — ao clicar no botão, o serviço direciona para a guia Chat, do Gmail. Se você costuma usar o serviço pelo próprio gerenciador de e-mails do Google, não deve notar muitas diferenças, ao menos por enquanto.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Google Chat apresenta uma experiência similar ao "futuro falecido" app, mas traz outras novidades mais interessantes. Uma delas é a criação de salas para a realização de tarefas em grupo e o compartilhamento de arquivos. A opção Meet permite ao usuário participar de videochamadas em qualquer tela, o que pode trazer mais produtividade para as rotinas — em resumo, o novo serviço é uma resposta do Google a serviços como Slack e Microsoft Teams.

Ao ser direcionado para o Google Chat, é possível fazer um tour para conhecer a nova ferramenta (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Mas é preciso fazer uma ressalva: depois de migrar do Hangouts para o Chat, não será mais possível receber notificações ou enviar mensagens com o programa antigo. A ideia é evitar o arrependimento, por isso é importante analisar se você já está pronto para trocar de um app para o outro.

Em termos de usuários comuns, a perda maior será o histórico de conversas realizadas após junho de 2020 (somente o que for anterior será migrado, por enquanto). Para empresas, isso já um pouco mais complicado, pois integrações com a rede corporativa ou sistemas podem ter a API do Hangouts como base.

O app para celular também já indica a migração (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Após essa etapa, o aplicativo clássico só poderá ser acessado a partir do app para celulares iOS e Android. Mesmo assim, é bom não se garantir nisso porque é provável que eles também deixem de funcionar logo, como mostra a mensagem acima.

O Google ainda não disse até quando as contas gratuitas usarão o app. A recomendação do Canaltech é baixar o Google Chat e experimentá-lo antes do prazo final se extinguir, afinal é melhor se adaptar ao novo sistema aos poucos em vez de fazê-lo forçadamente.

Fonte: 9to5Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.