Publicidade

Google Chrome para desktop vai "printar" recurso herdado dos celulares

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Novembro de 2021 às 13h12

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre Google

Com a popularidade do navegador Google Chrome em todas as plataformas, é natural que os desenvolvedores tentem entregar os melhores recursos possíveis de forma integrada para extrair o que é há de melhor em cada uma. É o caso dessa novidade que pode chegar para desktop: os prints de tela e edição das capturas, em fase de testes no Chrome Canary 98.

Na prática, a opção em desenvolvimento permitirá registrar, editar e enviar o print feito no computador, semelhante ao sistema presente nos celulares. Juntamente dela estará um botão de compartilhamento para levar a imagem direto para uma rede social, programa de bate-papo ou serviço de armazenamento.

Continua após a publicidade

Hoje, o Windows e o macOS já possuem ferramentas próprias para fazer capturas de tela, mas tem uma opção do próprio navegador pode tornar as coisas mais fáceis, especialmente para quem tem menos experiência em tecnologia. É bem comum ver gente fotografar a tela do computador com o celular porque não conhece o atalho apropriado ou não sabe como usar.

O ícone de compartilhar ficará no canto direito da barra de endereços, local onde o usuário será capaz de localizar também a opção de print de tela, que possibilitará escolher quais partes do site serão registradas. O visual e o funcionamento ainda são bem rudimentares — ele chegou a travar o navegador nos testes realizados por aqui —, o que sugere a necessidade de aprimoramento pelos desenvolvedores, mas já dá para ter uma boa ideia do que o Google reserva para seu navegador.

Como ativar a captura de tela no Chrome

Por enquanto, a adição ainda é restrita aos usuários da versão de testes do navegador e é preciso ativá-la manualmente por meio das bandeiras do Chrome para funcionar. Se quiser experimentar, siga os passos abaixo:

Continua após a publicidade

Passo 1: Baixe o Chrome Canary 98 ou atualize para a versão recente, se já tiver instalado;

Passo 2: Na barra de endereços, digite os seguintes comandos:

chrome://flags/#sharing-desktop-screenshots

chrome://flags/#sharing-desktop-screenshots-edit

Continua após a publicidade

chrome://flags/#sharing-hub-desktop-omnibox

Passo 3: Em todos os casos, é preciso clicar em "Default" e trocar para "Enable"

Feito isso, é só reiniciar o navegador e pronto. Você terá habilitado a captura de tela, a edição das imagens e o compartilhamento direto do programa para outros serviços, como o Facebook, o Twitter e o WhatsApp.

Continua após a publicidade

Ainda não há uma data, ou sequer previsão, de quando as capturas e edições devem ser disponibilizadas para o grande público. O fato é que elas podem ser uma adição bem interessante aos recursos do Chrome, com potencial de facilitar a vida de muita gente.

Fonte: TechDowns